top of page
  • IPACRI

Atitude e oração

TEMA: ANA, UMA MULHER DE ORAÇÃO E ATITUDE – Texto Base: 1 Samuel 2:6-9


Quebra-gelo: Em sua opinião, o que é mais importante para conquistar uma benção, oração ou atitude?


Introdução: Neste capítulo 2 de 1 Samuel, está registrado uma das orações de Ana, o que indica o quanto era uma mulher de oração. Quando lemos esta parte da oração de Ana, podemos achar que diante de uma situação difícil, não adianta fazer nada a não ser orar. Porque Ana em sua oração disse: ...O Senhor tira a vida e dá....empobresse e enriquece...abaixa e exalta... Ou seja, é o Senhor que faz tudo. Mas quando lemos a história de Ana, vemos que suas orações eram acompanhadas de atitudes. Nesta noite vamos aprender juntos:


ATITUDES QUE ACOMPANHARAM A ORAÇÃO DE ANA.


1ª ATITUDE – ANA SOUBE SUPORTAR O TEMPO DA ADVERSIDADE - 1 Samuel 1:1-6

Ana soube lidar com sua humilhação e consequentemente as provocações de Penina. Ana chorava, mas não murmurava, não reclamava, ela não revidava as ofensas de Penina. Provérbios 24:10 diz: Se enfraqueces no dia da adversidade, Minguada é a tua força. Precisamos aprender com Ana a suportar o tempo da adversidade, pois tudo passa.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para suportar o tempo da adversidade?


2ª ATITUDE – ANA NÃO SE CONFORMOU COM A SITUAÇÃO. 1 Samuel 1:8

O marido de Ana procurava consolá-la dizendo que ele era melhor do que dez filhos par ela. Sem perceber, Elcana estava tentando fazer Ana se conformar com sua esterilidade, mas ela não se conformou. Assim como Ana, não podemos abrir mão dos milagres e bênçãos que Deus tem para nós.


PERGUNTA: Você já venceu o conformismo em alguma área de sua vida? Conte sua experiência de superação?


3ª ATITUDE – ANA NÃO FICOU PROSTRADA DIANTE DA SITUAÇÃO - 1 Samuel 1:9a - Então Ana se levantou

..Então Ana se levantou... Quem se prostra diante de Deus, não se prostra diante de uma adversidade. Deus não fala com seus filhos quando eles estão prostrados diante de uma adversidade. Deus disse a Ezequiel: ....Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo... (Ezequiel 2:1) Quando você passar por uma adversidade, não baixe sua cabeça, você é filho de Deus. Ele não tem prazer em ver seus filhos derrotados.


PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva uma pessoa a se entregar diante de uma adversidade?


4ª ATITUDE – ANA VENCEU AS OPOSIÇÕES E CALUNIAS. 1 Samuel 1:12-16

Não bastando a oposição de Penina que a provocava excessivamente, Ana agora também tem que lidar com a calúnia do Sacerdote Eli (o Pastor da igreja). Ana soube distinguir entre a atitude do sacerdote e a posição do sacerdote, ela o chamou de “meu Senhor” (v.15), e isto foi determinante para o seu milagre, pois foi a através da boca de Eli que foi liberada a palavra de benção sobre ela. Precisamos aprender lidar com as oposições e calúnias deixando-as nas mãos de Deus.


PERGUNTA: Você acha que sabemos lidar com oposições e calúnias?

CONCLUSÃO: Talvez você já foi frustrado, decepcionado ou caluniado em sua casa, no seu trabalho, na igreja, mas Deus te trouxe aqui para te dizer: Não desista, continue firme!!!! Vamos aprender com Ana, uma mulher de oração e atitude que nunca desistiu do seu milagre. Deus lhe deu muitos filhos e filhas, assim será com você, Deus tem muitas bênçãos para sua vida!!!



 

Cultos


Quinta 20H e Domingo 18H


 

Dica para o lider!


  • Desafie os irmãos convidarem amigos para a célula.


249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page