top of page
  • IPACRI

COMUNHÃO COM O ESPÍRITO

TEMA: COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO. Texto: Jo 14:15-26 – 2Co 13:13


Quebra-gelo: Olhando para o íntimo do seu coração, qual a sua visão a respeito do Espírito Santo?                                  Espere as respostas e pergunte:                                                                                                                                                                 O seu relacionamento com Ele condiz com a aquilo que você acha que Ele é.

Introdução: Quando Jesus estava para ser crucificado, ressuscitar e subir novamente aos céus, Ele disse aos seus discípulos que enviaria outro Consolador, o Espírito da verdade, que habitaria nos discípulos (João 14:16-17). O Espírito Santo é esse outro Consolador prometido por Jesus. Além D’Ele nos ajudar e consolar, Ele também nos ajuda a lembrar da Palavra de Deus. (João 14:26); nos guia (João 16:13); nos convence do que fazemos de errado (João 16:8); nos ajuda em nossas fraquezas (Romanos 8:26); nos capacita para fazer a vontade de Deus (I Coríntios 12:1 e 11). Vemos assim que é impossível ser cristão, sem ter plena comunhão com o Espírito Santo. Nesta noite vamos aprender juntos:


COMO TER UMA COMUNHÃO PROFUNDA COM O ESPÍRITO SANTO


1º - Precisamos DESEJAR pela comunhão com o Espírito Santo. 1Pe 2:2


O mesmo desejo que temos que ter pela Palavra de Deus, temos que ter também pela comunhão com Espírito Santo. O Espírito Santo nos é dado para dirigir a nossa vida à vontade de Deus. Ele nos fortalece e capacita para isto. Desejar verdadeiramente o Espírito Santo é acima de tudo estar desejoso de ter um relacionamento profundo com Deus.


PERGUNTA: O que mais você deseja na vida? Ex: Ter uma casa, carro, filhos, dinheiro etc... O que leva uma pessoa a desejar o Espírito Santo acima de tudo isso? Resp. sugerida: Vontade de ser usado por Deus com milagres e maravilhas , Receber bênçãos espirituais como Unção, poder, dons, etc...


Não basta apenas desejar ter comunhão com o Espírito Santo, o texto lido nos ensina que temos que pedir, buscar, bater, isto indica que além do desejo tem que haver perseverança. O versículo 13, termina dizendo que: ...o Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que pedirem...


PERGUNTA: Alguma vez você já fez um propósito de pedir, buscar, bater até ser cheio do espírito Santo?


3) Precisamos estar dispostos a OBEDECÊ-LO. At 5:32

Em 1Tessalonicenses 5:19 diz que é possível apagar o Espírito Santo em nossa vida. Como isso acontece? Como dissemos, o Espírito Santo nos é dado para dirigir nossa vida a fazer a vontade de Deus, se resistimos à vontade de Deus, resistimos à direção do Espírito Santo; e se resistimos a sua direção Ele se retira de nossas vidas, e assim nós O apagamos. Se realmente queremos uma profunda comunhão com o Espírito Santo, precisamos estar preparados para obedecê-Lo.


PERGUNTA: Quais atitudes devemos ter em nossas vidas para sermos obediente a direção do Espírito Santo? Resp. sugerida: Estar sensível a voz do Espírito Santo (cuidado com outras vozes), Ter um relacionamento íntimo com Ele, se esvaziar de nós mesmo, deixar as coisas erradas etc...



Conclusão: A Bíblia ensina em Romanos 8:9 que se alguém não tem o Espírito Santo essa pessoa não é de Deus. Que nesta noite possamos pedir para que Deus coloque em nosso coração um profundo desejo pela Comunhão com o Espírito Santo, e possamos estar dispostos a obedecê-Lo.




Agenda

Cultos: Domingo 18H e Quinta 20H


156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Perdão

Portas

bottom of page