• IPACRI

Mudança

Atualizado: 17 de jun.

TEMA: “DECIDINDO MUDAR”. Texto Bíblico: Lc 15:11-24

Introdução: Errar faz parte do processo de crescimento. Ninguém aprende a fazer certo sem primeiro errar. Aquele que diz que nunca cometeu um erro é mentiroso (I João 1:10). O problema não é errar. O problema maior é o que fazemos depois que reconhecemos que erramos. Muitos decidem permanecer no erro; outros tentam arrumar desculpas para o erro, tentam justificar, mascarar; nem todos reconhecem, arrependem-se e mudam. O texto lido nos conta a história de um filho que tomou uma decisão errada, mas, reconheceu o erro, e procurou mudança. Este texto nos ensina bem o que devemos fazer quando erramos.

Quando você erra:

1º) Admita o erro (v.17) ...então, caindo em si...

Admitir que errou é o primeiro passo para procurar o caminho certo.


PERGUNTA: Em sua opinião, qual a maior dificuldade que temos para reconhecer um erro? RESPOSTA SUGERIDA: Orgulho, teimosia, medo de assumir o erro.

Um exemplo: Zaqueu quando foi acusado de ser um pecador (ladrão), ele não deu desculpa para o seu erro, mas disse que estava disposto a devolver quatro vezes mais o valor extorquido (Lc 19:8)

2º) Decida mudar (v. 18) ...eu me levantarei, e irei...

Você tem que decidir. Tem que escolher o que quer fazer. Só após a sua decisão, Deus começará a operar para te ajudar a mudar o que precisa ser mudado.


PERGUNTA: Alguém do grupo já teve a experiência de ser liberto de algo que o escravizava, através de uma decisão radical (com a ajuda de Deus)?

Peça para a pessoa compartilhar com o grupo (se quiser).

3º) Humilhe-se quando for preciso (v.19) ...já não sou digno de ser chamado teu filho, trata-me como um dos teus trabalhadores...

Em Pv 15:33 diz que a humildade precede a honra, ou seja, a humildade abre a porta para recebermos tanto o favor de Deus, quanto o favor do homem.

PERGUNTA: Alguém do grupo já teve a experiência de depois de passar por uma certa humilhação recebeu uma grande benção?

Peça para a pessoa compartilhar com o grupo (se quiser).

4º) Tome uma atitude. Aja. (v.20-21) ...então, levantando foi para seu pai...

Muitos reconhecem o erro, mas nunca fazem nada. Nunca tomam uma atitude para mudar e deixar o erro. Outros até começam a agir, começam a mudar, mas não perseveram, não permanecem. Se você decidiu mudar tome uma atitude. Comece hoje, não espere amanhã.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer quando precisamos tomar uma atitude, mas estamos sem força? Resposta sugerida: Peça ajuda a Deus; peça ajuda para uma pessoa de confiança; seja determinado; persevere.

Conclusão: Se você precisa abandonar o erro, aproximar-se de Deus, decida fazer isso já e aja. Se você sente que as coisas não estão boas e precisa acontecer uma mudança, não adie mais, decida e aja. Volte para Deus, procure a Ele.



 

Fique atento em nosso Agenda!


16/06 - Culto de Quinta 20H00 - Deus proverá

19/06 - Culto de Domingo 18H00 - Festa de Pentecostes

03/07 - Culto de Domingo 18H00 - Culto do Amigo

07/07 - Culto de Quinta 20H00 - Inicio Jeovah Rafa

10/07 - Culto de Domingo 18H00 - Batismo

16/07 - Sábado 18H00 - ARRAIÁ GOSPEL





23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo