top of page
  • IPACRI

NÃO PARE

TEMA: NUNCA PARE DE LUTAR - Texto: Mc 5:25/34

Quebra-gelo: Em sua opinião, porque muitos param de lutar com facilidade?

Introdução: Um dos principais objetivos do diabo é fazer o cristão parar de lutar. O diabo não quer que o cristão alcance o seu alvo, por isso ele uso desanimo, cansaço, frustrações, decepções, perdas, e coisas semelhantes a estas para tentar neutralizar o cristão. Mas a Bíblia nos ensina que nunca devemos parar de lutar, e que em Cristo sempre seremos vencedores (Rm 8:37 – 2Co 2:14). O texto lido como base, fala de uma mulher que durante doze anos lutou contra uma enfermidade no seu corpo sem nunca desistir. Nesta noite vamos aprender com ela:

VIRTUDES IMPORTANTES PARA NÃO PARARMOS DE LUTAR.


1ª Virtude - PERSEVERANÇAv.25 ....havia doze anos que tinha uma hemorragia... Tg 1:4 (Obs. Depende a tradução, está escrito paciência)


Juntamente com a fé e esperança, a PERSEVERANÇA é indispensável para nunca pararmos de lutar. Perseverança é persistência; qualidade de quem persevera da pessoa que não desiste com facilidade. Vemos isto na vida desta mulher, depois de doze anos lutando contra uma enfermidade ela não desistiu.


PERGUNTA: Quantos já receberem uma grande benção depois de ter PERSEVERADO em meio à luta. Peça para a pessoa compartilhar com a célula.


Mesmo essa mulher piorando a cada dia, ela se esforçava para alcançar a cura. Ela gastou tudo quanto tinha com os médicos, e como não resolveu, ela empregou ESFORÇO e CORAGEM para enfrentar a multidão e tocar Jesus, mesmo não lhe sendo permitido por causa de sua enfermidade. Disposição e coragem para vencer lutas, são virtudes de pessoas que alcançam grandes conquistas. PERGUNTA: Pv 24:10 - Peça para o grupo comentar o versículo.


3ª Virtude - DETERMINAÇÃOv.27 ...ouvindo falar de Jesus, veio por trás Dele, entre a multidão.... Hb 10:39

Ato de permanecer firme num objetivo, esta é uma das definições da palavra determinação. É outra virtude que vemos na vida desta mulher. Ela estava determinada em receber o seu milagre, vencendo a multidão e sua debilidade física. Como temos aprendido: Quem não luta pelo que quer, não merece o que deseja.


PERGUNTA: Qual a sua definição para uma pessoa determinada?


Conclusão: Deus nos leva a passar por lutas porque nos ama, e Ele deseja que sejamos melhores a cada dia. Por isso, não aceite o cansaço, frustrações, decepções e tudo aquilo que o diabo tenta lançar sobre você para tentar te parar. Lembre-se que em Jesus nós sempre seremos mais que vencedores.


uma pessoa para de lutar até mesmo quando começa faltar em cultos, no começo da caminhada com Deus nunca falta em um culto, após o inimigo semear em seu coraçao, ela começa faltar no culto, para de orar, e adorar a Deus, e de entregar o dizimo.



 

Agenda!


Cultos: Domingo 18H e Quinta 20H


 

Liderança é o desejo apaixonado de fazer a diferença.”


E quando pensamos nessa diferença, temos em mente um desejo altruísta de ajudar e desenvolver pessoas para que essas possam trabalhar no Reino de Deus, tendo Jesus como inspiração de conduta e liderança.


10 atitudes de um bom líder de célula

A partir de agora, você vai conhecer 10 atitudes que também são estratégias bastante práticas de um bom líder de célula ou pequeno grupo.


#1 Convide parentes, amigos e visitantes para todas as festividades que a igreja proporciona

Muitas vezes, as pessoas não irão aceitar um convite para uma reunião da célula ou para um culto logo de cara. Por isso, nossa primeira estratégia é convidar pessoas próximas de você para participarem de um evento ou uma festividade promovida pela sua igreja.

Isso tornará o “sim” ao convite muito mais provável. Afinal, quem dispensa um momento legal entre amigos, com atrações e algumas comidinhas?

Além disso, essa também é uma estratégia para uma boa colheita que é feita a partir de um bom testemunho e de uma conduta exemplar de quem é servo no Reino e discípulo de Cristo.

#2 Crie um ambiente descontraído em sua célula

Ainda pensando no tópico anterior, podemos concluir que, apesar de muitas pessoas ficarem ‘resistentes’ ou apreensivas ao convite para uma reunião de célula ou um culto, há certamente como facilitar esse convite: criando um ambiente descontraído dentro da célula.

Essa estratégia começa desde o convite. Afinal, é bem diferente convidar alguém que ainda não conhece o Senhor para sua casa, a fim de passar um momento agradável, conhecendo novos amigos e conversando, do que convidá-la para, simplesmente, uma ‘reunião da igreja’.

Por isso, preocupe-se em fazer um convite informal e atrativo, e de montar essa mesma atmosfera no momento da reunião em si – um tempo descontraído que, apesar de passar a mensagem de Cristo, não carrega uma sensação formal demais.

#3 Faça cartões de visita para encorajar os membros a convidarem

Mandar confeccionar cartões personalizados para sua célula – ou confeccioná-los com as próprias mãos – é uma ótima maneira de estimular os discípulos da sua célula a convidarem novas pessoas para participarem de uma reunião.

Sendo assim, distribua-os para cada membro, e desafie-os a trazerem no mínimo um convidado na próxima semana. Acredite, as pessoas gostam de desafios – e com os convites, eles ainda ganham um lembrete da missão que receberam.

#4 Elabore camisetas personalizadas para a sua célula

Elaborar camisetas personalizadas ou algum outro item que identifique sua célula, é uma das atitudes de um bom líder que se preocupa em criar noções de família dentro do seu pequeno grupo.

Mais do que meras camisetas, essa estratégia é capaz de gerar sensação de acolhimento, identidade e pertencimento às pessoas, o que facilita ainda mais o discipulado.

Para tornar essa ação ainda mais legal, converse sobre sua célula sobre como será a camiseta – qual será a cor, o que estará escrito nela e tudo o mais – pois isso fará com que seus membros sintam-se parte de algo especial.

#5 Programe vigílias, monte um livro de pedidos de oração e crie relógios de oração

A oração é indispensável para a saúde e o sucesso de uma célula, ela é a base para que a comunhão e o amor cristão sejam estabelecidos. Por isso, colocar em prática algumas estratégias para estimular a oração é fundamental:

  • Programe vigílias: as vigílias são ideias bem legais para fortalecer a unidade do grupo e criar momentos inesquecíveis e experiências com Deus entre a célula;

  • Monte um livro de pedidos de oração: essa é uma estratégia que, além de enfatizar a importância da oração dentro da sua célula, também demonstra a todos os discípulos – e aos visitantes também – que eles são importantes e preciosos.

#6 Nunca centralize nada: delegue funções

Apesar do termo ‘liderança’ carregar uma noção de autoridade, poder e responsabilidade, todo líder de célula precisa estar ciente de que ele não deve (e nem pode) fazer tudo sozinho. Delegar funções é uma das atitudes mais importantes de um bom líder.

Por isso, é necessário que você dê oportunidades às pessoas mesmo que elas falhem na primeira vez. Se falharem, dê uma nova oportunidade em outra função, mas não esqueça de nenhum dos membros e desperte neles seu potencial.

#7 Prepare-se sempre

Acredite: as pessoas percebem quando um líder não está preparado. Além disso, ninguém quer ir à reunião da célula para ouvir alguém ler um esboço, e só, não é?

Para evitar que isso aconteça, prepare-se bem e com antecedência. Ore, medite, jejue e separe um tempo intencional para preparar a palavra daquele dia, permitindo espaço para todos interagirem e fazerem comentários. Lembre-se: a célula precisa ser descontraída.

#8 Faça um período de louvor com toda a célula

Uma das atitudes de um bom líder é que ele valoriza momentos de louvor entre a célula. Por isso, separe um momento da reunião para que todos cantem uma canção juntos.

Essa ação faz com que todos os membros da célula lembrem que estão ali para engrandecer o nome do Senhor, e também cria uma atmosfera gostosa durante a reunião.

#9 Faça com que as pessoas interajam na reunião de célula

Nós já pontuamos que a interação de todas as pessoas é indispensável na célula, mas enfatizamos mais uma vez: faça com que todos falem durante a reunião, mesmo que só um pouco.

A interação permite justamente que o ambiente fique mais descontraído e aumenta as oportunidades para as pessoas fazerem amigos e sentirem-se mais à vontade. Além disso, é justamente esse bate-papo que diferencia o culto nos lares, do culto na igreja.

#10 Realize reuniões extra-células

Proporcionar e incentivar encontros extra-células é uma das atitudes de um bom líder que se preocupa com a criação de relacionamentos saudáveis e enriquecedores.

Por isso, separe um dia especial para todas as pessoas da célula jantarem juntos, fazerem um passeio em um lugar legal ou se divertirem em uma noite de jogos, por exemplo. São justamente esses momentos que ficarão na memória de todos os seus discípulos e farão que eles se sintam parte de algo maior e precioso.

Isso se chama viver a Igreja!

267 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Perdão

Portas

bottom of page