• IPACRI

Não seja um filho Doente

TEMA: NÃO SEJA UM FILHO DOENTE – Texto Base: Lucas 15:25-32

Quebra-gelo: Você se considera um filho de Deus saudável?

Introdução: O texto lido como base, fala do irmão do filho pródigo que se recusava em participar da festa em comemoração ao regresso de seu irmão. Ele considerava injusto seu pai receber seu irmão com festa sendo ele um rebelde. Esta atitude do filho mais velho, nos revela alguns sintomas quando um filho de Deus está doente emocionalmente e espiritualmente. Considerando que o filho mais velho estava na casa do Pai, vamos aprender juntos:

SINTOMAS DE UM FILHO DOENTE

1º Sintoma de um filho doente – FALTA DE COMUNHÃO COM O PAI - v.25ª ... E o seu filho mais velho estava no campo...

Enquanto os empregados estavam se alegrando na festa, o filho mais velho estava trabalhando. Não faz sentido o filho de um fazendeiro trabalhando enquanto seus servos estão festejando com ele, isso indica falta de comunhão com o Pai. Hoje, a falta de comunhão com Deus também tem sido o motivo de filhos doentes dentro da Igreja. PERGUNTA: Em sua opinião, o que é ter comunhão com Deus Pai?

2º Sintoma de um filho doente – FALTA DE ENVOLVIMENTO COM OS INTERESSES DO PAI - v.26 ... E chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo...

O Filho foi o último a saber do regresso do irmão, ele não se envolvia com os interesses do Pai. Hoje, há muitos filhos que estão dentro das igrejas, mas não querem nem saber de se envolver com os interesses do Pai. PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitos têm dificuldade de se envolver com a obra de Deus?

3º Sintoma de um filho doente - FALTA DE COMPAIXÃO e RESSENTIMENTO - v.27/28 ....e ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo... Mas ele se indignou...não queria entrar...

O Filho mais velho, não queria o bem do irmão, torcia contra. Para ele seria melhor que o irmão tivesse morrido. O ressentimento era tanto que ele não queria nem participar da festa. Hoje a falta de compaixão e o ressentimento pelos irmãos, infelizmente não é diferente. PERGUNTA: Como vencer o ressentimento e falta de compaixão?

4º Sintoma de um filho doente – DESCONTENTAMENTO E INTERESSE PRÓPRIO - v.29c ....e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos...

Ele não servia o Pai por amor, mas por interesse próprio. Hoje, muitos abandonam o Pai alegando que não é atendido, ou então deixam de trabalhar na obra, alegando que ninguém reconhece o que ele faz. PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer para não ficarmos descontentes na casa do Pai?

5º Sintoma de um filho doente – FALTA DE INTIMIDADE COM O PAI - v.31 ...E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas...

...todas as minhas coisas são tuas... Era como se o Pai estivesse dizendo: Você não tem porque não pede, tudo é teu!!! Assim é hoje, muitos não recebem o que desejam do PAI, por falta de intimidade. PERGUNTA: Em sua opinião, como alcançar intimidade com o Pai?

CONCLUINDO: Deus não quer ver seus filhos doentes. Se você entrou aqui com sintomas de um filho doente, Jesus quer te curar. O PAI se interessa tanto pelos FILHOS PRÓDIGOS como também pelo FILHOS DOENTES, Jesus quer te curar nesta noite!!!


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo