• IPACRI

negou três vezes

Mateus 26:69-74

Em Mateus 4:18 Jesus chama Pedro e seu irmão André e dá a ele um propósito: “fazê-los pescadores de homens.” Em Mateus 16:18 Jesus confia a Pedro uma Missão. Jesus o preparou para algo grande na terra.

Pedro teve muitas experiências em três anos andando com Jesus. Pedro tinha uma Palavra de Jesus que ele andaria sobre as águas era só crer.

E então no capitulo 26 começa um tempo de despedidas, as últimas palavras de Jesus aos seus discípulos. E quando Jesus anuncia sua morte Pedro se levanta e brada sua aliança, obediência e fidelidade seja em qual for a condição.

Mateus 26:33-35 "Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo."

O que vemos aqui sobre Pedro:

  1. A fidelidade de Pedro para com Jesus era legítima só não havia sido confrontada.

A fidelidade é a virtude de cumprir/honrar uma promessa. Trata-se de um acordo que implica uma série de responsabilidades e que é suposto não ser violado por nenhuma das partes.

A fidelidade em algum momento vai ser confrontada, você vai ser tentado a negar sua aliança, seus votos, seu compromisso, sua honra vai ser confrontada a partir de uma possibilidade de você ser infiel naquilo que se comprometeu.

Você já foi confrontado(a) em sua fidelidade, você já se viu tentado a ser infiel a sua esposa, esposo, infiel à sua família, emprego, infiel a sua fé?

  1. A lealdade de Pedro para com Jesus era verdadeira, mas ainda não havia sido provada

A lealdade é uma virtude que se desenvolve conscientemente e que implica cumprir com um compromisso ainda que seja perante circunstâncias constantemente em mudança ou adversas.

Muitos confundem lealdade com fidelidade, mas embora tenham significados parecidos, elas não são sinônimas. Enquanto a lealdade diz respeito a assumir um compromisso com alguém ou com um propósito, a fidelidade diz respeito às relações afetivas, estando mais ligada às relações de amor.

Pedro estava sendo provado na sua lealdade a tudo aquilo que Jesus havia liberado sobre sua vida, a sua missão como discípulo de Jesus

  1. As intenções de Pedro para com o Reino eram verdadeiras, mas ele ainda não tinha sido questionado

Nós temos princípios que nos conduzem nessa terra, temos ensino, valores que regem nossa conduta e porque não dizer escolhas que se alinham ao que cremos.

Você nunca foi questionado por ninguém por uma mudança que aconteceu em sua vida porque você se converteu? Por que parou de beber, porque parou frequentar alguns lugares, praticar algumas coisas, porque você vem a igreja ou se tornou um dizimista?

Que resposta dou quando questionado sobre um princípio do Reino?

  1. O seu amor a Jesus era real, mas ele ainda não tinha sido forjado como discípulo

Somos atraídos a Jesus por nossas necessidades, problemas, perdas, conflitos, crises, dores, mas começamos a servi-lo quando somos forjados no discipulado.

O desejamos por necessidade, mas o amamos porque fomos transformados.

EU E VOCÊ SOMOS COMO PEDRO, AMAMOS JESUS, ANDAMOS COM JESUS, NOSSAS INTENÇÕES SÃO AS MAIS VERDADEIRAS E LEAIS PARA COM ELE, MAS ÀS VEZES UMA SITUAÇÃO NOS LEMBRA O QUANTO SOMOS FRÁGEIS, REVELA A NOSSA HUMANIDADE.

O GALO CANTOU E DIVIDIU A HISTÓRIA DE PEDRO EM DOIS TEMPOS

Antes um homem tempestuoso, impulsivo, que prometia e não cumpria, intenso, mas não constante, sem coragem para assumir sua identidade de discípulo de Jesus

Depois que o galo cantou pela segunda vez, ele caiu em si do quanto Jesus estava certo sobre suas fraquezas.

O olhar profundo de Jesus encontrou a intimidade e a humanidade de Pedro, aquele olhar não o acusou, mas o transformou.

Pedro saiu daquele alpendre não para desistir da vida, mas para cumprir seu destino.

SE NÃO TEMOS CORAGEM DE ASSUMIR NOSSA FÉ NÃO SOMOS DIGNOS DAS PROMESSAS QUE ELA NOS ASSEGURA E NEM DA VIDA ETERNA QUE ELA NOS RESERVA

Romanos 8:35-37

JESUS DISSE A PEDRO QUE ANTES QUE O GALO CANTASSE ELE TERIA UMA OPORTUNIDADE, A OPORTUNIDADE DE CONFESSÁ-LO PUBLICAMENTE OU DE NEGÁ-LO PUBLICAMENTE

1. Antes que o galo cante saiba quem você é

2. Antes que o galo cante tenha em mente o chamado dele em sua vida, de onde ele te tirou e o destino que ele tem pra sua vida.

3. Mesmo que o galo cante, os olhos dele te encontrarão na sua fraqueza te dando uma oportunidade de retomar seu caminho com Ele.

0 visualização0 comentário