• IPACRI

3ª. MINISTRAÇÃO NA CASA DE PAZ – OBEDIÊNCIA

3ª. MINISTRAÇÃO NA CASA DE PAZ – OBEDIÊNCIA

INSTRUÇÃO PARA O LIDER – Chegamos á terceira semana da aliança. É importante que o líder e seu parceiro estejam atentos ás necessidades das pessoas novas, ás vezes visitando aquelas que estiverem com alguma dificuldade ou que demonstrem um interesse acima da média. Lembre-se que uma boa consolidação determina a qualidade final do fruto...

Nesta ministração de hoje vamos aprofundar dois assuntos: família de Deus e obediência. O Primeiro é um gancho interessante para convidar os novos a irem ao templo conhecer o restante da família.

Texto-chave: Marcos 3:20-21; 31-35.

INTRODUÇÃO- Esse texto é muito interessante. Novamente, o cenário é uma casa onde Jesus esta, ainda no começo do seu ministério. Naquele momento, uma parte de seus parentes não acreditava nele, achando que estava louco por sair pregando e fazendo discípulos. Jesus aproveita esse contexto para falar sobre um tema bem importante: quem realmente pode dizer que faz parte da família de Deus?

1. CONQUISTAR NOSSAS FAMILIAS PARA FÉ ÁS VEZES É UM DESAFIO QUE EXIGIRA DE NÓS DIRMEZA E PERSEVERANÇA –Marcos 3:20-21 – No começo do seu ministério, aos trinta anos, nem mesmo a família de Jesus cria nele como o Messias (o enviado de Deus).Muitas vezes enfrentamos esse problema ao assumir a fé, ou seja, aqueles a quem mais amamos não nos entendem e até nos rejeitam por isso. O que devemos fazer em situações assim? Desistir? Tentar impor a nossa fé sobre os outros de qualquer maneira? Não. Devemos nos manter firmes, seguros em nossa aliança com Deus e cercados de pessoas que podem fortalecer a nossa fé. Esse foi o segredo de Jesus. No começo, quando seus parentes não aceitavam o seu ministério, ele permaneceu fazendo a vontade do Pai e investindo em relacionamentos espirituais. No final de sua vida, sua família já o acompanhava na fé e até seu irmão Tiago se tornou um dos grandes lideres da igreja primitiva – Textos de apoio: João 7:3-5, Gálatas 1:19, Atos 16:31.

2. PARA JESUS, SUA FAMILIA SÃO OS QUE ENTRAM NA CASA, ENVOLVEM-SE, INTERAGEM – Marcos 3:31-34 – Uma marca de família é relacionamento. Quem não se abre para relacionar-se profundamente com Deus e com os irmão não esta vivendo em família. É preciso interagir, cooperar, amar, estar dentro de coração, de corpo e alma. Quando Jesus reage assim, sua intenção não era desprezar seus familiares naturais (que ficaram do lado de fora da casa, esperando uma atenção formal), mas mostrar que aqueles que priorizam relacionar-se com ele se tornam também a prioridade do seu coração é sua verdadeira família. Alias, embora em geral as pessoas pensem que todos são filhos de Deus, a Bíblia nos ensina que só nos tornamos filhos de Deus quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas – Textos de apoio: João 1:11-13; Efésios 2:13-14,17-19; Romanos 8:17.

3. UMA CARACTERISTICA INCONFUNDIVEL DAQUELES QUE FAZEM PARTE DA FAMILIA DE DEUS É A OBEDIENCIA- Marcos 3:35 – Aqui talvez tenhamos a afirmação mais importante de Jesus nesta passagem: sua verdadeira família é composta por aqueles que fazem a sua vontade, ou seja, obedecem à palavra de Deus. De fato, muitas pessoas tem fé, dizem amar a Jesus, mas não se submetem a Ele. Segundo a Bíblia, esta fé é morta, não tem poder algum – Textos de apoio: Lucas 6:46; João 15:14; Tiago 2:17-19; I Pedro 1:14-15.

4. AS PROMESSAS DE DEUS PARA NÓS SÃO CONDICIONAIS, DEPENDEM DE NOS ALINHARMOS COM SUA VONTADE-Deuteronômio 28:1-9 – Se queremos a benção do Senhor em nossas casas, precisamos conhecer a sua palavra e nos submeter a ela. Já temos falado que “Deus tem compromisso com quem tem compromisso com ele”. Assim, andar nos princípios de Deus traz a benção, enquanto ignorá-los nos coloca fora do seu alcance – Textos de apoio: Isaias 1:14-20, Jeremias 5:25.

CONCLUSÃO- Fazer parte da família de Deus é um dos primeiros passos para abençoarmos como fez Jesus, veremos os nossos queridos se achegando a Deus e sendo alcançados pela bênção. Porem, a principal lição que aprendemos hoje é que a obediência é a marca que autentica a nossa fé e nos coloca na posição de filhos de Deus.

INSTRUÇÕES FINAIS AO LIDER- Hoje, além de orar pelos milagres que cada um precisa em sua casa, o líder deve ministrar sobre os que reconhecem alguma dificuldade para obedecer a Deus (pecados, vícios, duvidam etc...). É importante dar oportunidade para as pessoas se abrirem e também aproveitar o tema “família de Deus” para incentivar aqueles que nunca foram ao templo a irem no próximos fim de semana, conhecer a família da fé...Não se esqueça de incentiva-los a estudar durante a semana o texto-chave e orar todos os dias pela paz em suas casas.

93 visualizações

Rua Palmeira de leque, 510

São Paulo, SP 08061-430

ipacrioficial@gmail.com

HOME

© IPACRI - Todos os direitos reservados

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Porque ele vive posso crer no amanhã!