top of page
  • IPACRI

DEUS

TEMA: QUEM É DEUS PARA VOCÊ?- Texto: 1 Samuel 17:1-7

Quebra-gelo: Quem é Deus pra você quando está enfrentando um problema?

Introdução: O texto lido fala sobre uma guerra que Israel lutou contra os Filisteus. Israel como povo escolhido, tinha o Deus verdadeiro, o Senhor dos Exércitos, mas o gigante Golias fez com que o Exercito de Israel se esquecesse de quem era Deus. Aplicando este texto nos dias de hoje, muitos cristãos tem tirado o foco de Jesus e colocado nas adversidades. Mas entre os israelitas havia um rapaz que sabia muito bem quem era Deus, o seu nome é Davi. Ele se levantou enfrentando e vencendo o gigante Golias. Nesta noite vamos aprender com Davi:



O QUE FAZER PARA NÃO SE ESQUECER DE DEUS NAS ADVERSIDADES.



1) Lembre-se do que Deus já fez por você – 1Samuel 17:34-37

Quando Davi se apresentou ao rei Saul como voluntário para enfrentar o Gigante, Saul disse que ele não poderia lutar porque era muito novo (v.33). Em sua resposta Davi relatou a Saul, as grandes obras que Deus tinha feito através da vida dele. Quando estiver diante de uma dificuldade, lembre-se do que Deus já fez por você.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitos cristãos se esquecem de Deus nas adversidades?




2) Nunca confie na força do seu próprio braço – 1 Samuel 17:38-40 – Provérbios 3:5

Saul queria vestir Davi com toda sua armadura. Aquela armadura representava uma falsa confiança. Davi não aceitou e foi contra Golias em Nome do Senhor dos Exércitos, Deus de Israel (v.45). Quanto estiver enfrentando adversidades não confie na força do seu braço e nem em sua sabedoria, confie no Senhor!!! PERGUNTA: Leia Jeremias 17:5-8 e peça para o grupo comentar o que entendeu sobre o texto lido.




3) Não coloque o seu foco no tamanho do problema – 1Samuel 17:45-47

Para o exército de Israel Golias era um gigante invencível, mas para Davi Golias era um Gigante derrotado. A diferença estava no foco, enquanto o exército de Israel estava olhando para o Gigante, Davi estava olhando para Deus. PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para não perdermos o foco em Deus na adversidade?



CONCLUSÃO: Pois do Senhor é a guerra!!! Essas foram as palavras de Davi no versículo 47. Quando confiamos verdadeiramente em Deus, Ele assume o controle de nossas lutas. Quem é Deus para você??? Que nesta noite você faça de Deus o seu refugio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angustia!!!


 

AGENDA



 


 

DICAS PARA O LIDER DE CÉLULA


1 Ouça a voz do Espírito Santo

Este é o segredo principal para uma célula crescer e multiplicar. É ouvir de Deus o que Ele quer que você faça e o que Ele quer que você fale na célula. É preciso separar tempo para esperar Deus e receber dele idéias criativas e direção. Como líder que deseja o sucesso de sua célula é indispensável esta prática de comunhão e intimidade com o Espírito Santo. Cada semana é importante parar para ouvir de Deus. Lembro-me de uma certa vez que estava na presença de Deus, orando e esperando algo novo para aquele sábado, e orei: “Pai o que Tu queres que seja feito nessa noite? E eu senti no meu espírito Deus falar: “Hoje vai ser uma noite de libertação na célula!”. Á noite na reunião, após o louvor, eu falei exatamente essas palavras: “Irmãos, hoje eu creio que será uma noite de libertação!”. Pedi que fizessem uma fila e começamos a começamos a ministrar juntamente com outros irmãos. Realmente foi uma noite tremenda de cura interior e libertação de demônios na vida de algumas pessoas. Como foi importante eu ouvir de Deus a direção para aquela noite!

 2 Aprenda com quem já é vencedor

Este princípio requer um pouco de humildade, porque fala de você aprender com outro líder que está tendo sucesso com sua célula. É importante perguntar, procurar saber o que ele está fazendo que está dando certo para o crescimento da célula. Precisamos ter um coração ensinável e aprender com todos que já são vencedores. Não tenha vergonha e nem orgulho de fazer isso, pelo contrário, reconheça que você não sabe tudo, por isso é necessário aprender com aqueles que sabem mais que você.

 

3 Obedeça a sua liderança

É fundamental ser submisso, obedecer e seguir as instruções e orientações da sua liderança. Deus nunca abençoou e nunca vai abençoar um desobediente. Esforce para pôr em prática tudo que seu líder diz que você deve fazer nessa área de célula, mesmo que você não concorde que é a melhor maneira de fazer.

 

4 Estimule tempo de comunhão

 Se você realmente quer que sua célula cresça, é necessário que um ambiente gostoso de muita comunhão seja estimulado e cultivado entre os irmãos. Programe atividades diferentes nos outros dias da semana, como por exemplo: café da manhã, almoço(unir as panelas), retiro, tempo para assistir um filme, comer pipocas juntos. Uma célula entediada e chata não atrai ninguém, mais uma célula gostosa e animada, onde há muita comunhão entre os membros, atrairá novas pessoas.

 

5 Faça visitas “relâmpago”

Alguns lideres pensam que não tem tempo para visitar todos os membros da célula, mas eles pensam assim porque eles ainda não descobriram o valor e o efeito das visitas “relâmpago”. Na verdade você não precisa passar horas e horas com um membro de sua célula, até mesmo porque um líder não tem tempo para fazer isso, porém uma visita de cinco minutos tem um grande significado para eles. O líder que pratica visitas “relâmpago” logo perceberá o crescimento da célula. Nunca esqueça disso: é melhor uma visita rápida, do que nenhuma visita.

 

6 Se interesse de verdade por cada pessoa de sua célula

As pessoas precisam saber que você as ama de verdade, e não que você só quer que elas venham pra sua célula crescer e multiplicar. Não use as pessoas para seu sucesso ministerial, elas perceberão isso. Ame-as e elas também perceberão isso. Seja expressivo, simpático e carinhoso (decida ser assim se você não é naturalmente), visite-os, esteja com eles, dê toda atenção, faça eles se sentirem importantes e amados, especialmente os novos convertidos. Cultive o hábito de sempre dá um abraço e conversar um pouquinho com cada um deles na hora do lanche e da comunhão, e seja muito simpático, cortês e agradável com todos, especialmente com os visitantes (Tito 3:2). Lembro-me de uma noite que um colega pastor visitou a minha célula, e por não tê-lo visto por algum tempo, fui naturalmente simpático e hospitaleiro e expressei minha alegria diante de todos por ele estar conosco naquela noite, confesso que foi tão natural que não esforcei nem um pouco para agir daquele jeito. Algum tempo depois esse meu colega pastor me confessou que a maneira como eu o tratei e o recepcionei o deixou tão animado no Senhor, pois ele estava passando algumas dificuldades pessoais, e o amor expressado foi como bálsamo na sua alma. Um bom tratamento funciona até com um “velho” convertido. Você precisa deixar eles perceberem que você gosta de estar com eles. Outra maneira de provar que eles são importantes para você, é esforçando pra estar perto deles na hora da necessidade e da dor.

 

7 Tenha uma atitude de fé

Realmente sem fé é impossível agradar a Deus e obter resultado positivo em qualquer área da sua vida.

Como líder, você precisa ficar acreditando no sucesso da sua célula, mesmo quando você não vê os resultados.

É preciso ficar perseverando em fé, cultive uma atitude de fé, fique confessando aquilo que você crê, fique visualizando sua célula rompendo, fique declarando na presença dos irmãos que a célula vai crescer e multiplicar, até que todos sejam contagiados e comecem a crer igual a você. Exemplo de Calebe e Josué.

Acredite nas promessas de Deus, recite-as, quando falamos a palavra liberamos poder. Leia Josué 1:8, I Timóteo 4:15, Salmos 1, e declare em voz alta que você vai ser bem sucedido, que você vai

prosperar, que todos verão seu progresso, que você será uma arvore frutífera.

Estimule os outros irmãos a crer junto com você, faça isso passando a visão toda reunião, e lembrando-os sempre do objetivo de multiplicar e da data de multiplicação. Lembre-se você como o líder deve estar sempre animado e com uma atitude de fé.     

Nunca deixe os irmãos da célula notarem sua tristeza ou frustração. Durante a reunião mantenha o sempre o semblante confiante e nunca deixe transparecer qualquer atitude de desânimo. Você como líder deve sempre manter sua fé firme. Isso não é hipocrisia, pelo contrário, agir assim é mover-se por fé e não pelas emoções ou circunstâncias. Quando eu era líder, nas noites que dava poucas pessoas era a reunião que eu mais falava de multiplicação e crescimento, exatamente para estimular a fé deles e a minha.

Não estou dizendo com isso que você nunca vai se “sentir” desanimado, porém é importante que você não contamine a célula com incredulidade e comentários negativos, fale só com Deus e a sua liderança a respeito de como você está se sentindo, mas nunca diante da célula.

 

8 Ore diariamente e jejue freqüentemente em favor da célula

Já falamos da importância do amor, de uma atitude de fé, mas não podemos esquecer que precisamos de poder, ou seja, a vida de Deus presente nas reuniões. E essa vida só vem através da oração e do jejum. Você não precisa jejuar 40 dias, mas jejue de acordo com sua capacidade física e disponibilidade de tempo. Não seja, porém, como aqueles que pensam que só porque não podem separar uma manhã ou um dia inteiro, então nunca jejuam, quando é possível separar um tempo e se retirar é bom, porém, se não for possível, jejue mesmo tendo que cuidar dos seus afazeres de rotina.

 

9 Seja perseverante

Não desista fácil das pessoas, lembre-se: Estamos numa guerra! Quem afrouxar, perde. O diabo não desiste facilmente das pessoas. Lembre-se do pastor que deixou as noventa e nove ovelhas no aprisco e foi atrás da desgarrada. As pessoas são diferentes umas das outras, umas são como “fusquinha” que fazem a curva rápido, outras são como uma grande carreta, que leva um pouco mais de tempo. Por isso vá atrás mais uma vez, convide de novo, aproprie pela fé da promessa de Filipenses 1.6 para a vida de cada membro de sua célula.

 

10 Descanse no Senhor

Não se iluda pensando que é você que vai fazer sua célula crescer, isso não é sua responsabilidade. Por isso você não precisa andar estressado e angustiado. Em Isaías 64:4 diz: “porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu, Deus além de Ti que trabalha para aquele que nele espera”. Tudo que você precisa fazer é esperar no Senhor. Esta é outra forma de expressar sua fé. Um exemplo de alguém que descansa é uma criança depois que mamou (Salmo 131:2). Você não precisa carregar o peso da célula, apenas faça sua parte, pois a Bíblia diz: “um planta, outro rega, “mas o crescimento vem do Senhor” (I Coríntios 3:7). “Não andeis ansiosos por coisa alguma”, nem pelo crescimento da célula, por outro lado, é importante compreender que existe uma diferença na atitude de descansar em Deus e na atitude de ser relaxado.

 

957 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page