top of page
  • IPACRI

A igreja adormecida

Atualizado: 26 de mai.

TEMA: IGREJA ADORMECIDA Texto Base: Jonas 1:1-3


Introdução: A história de Jonas se assemelha muito com a Igreja de hoje. Deus tinha uma missão para Jonas, mas Jonas escolheu fugir desta missão. Deus também nos salvou e nos deixou no mundo como Igreja com uma única missão: Fazer discípulos. (Mt 28:19-20) Esta missão é para toda a Igreja, porém muitos tem escolhido fugir desta missão, e assim como Jonas estão dormindo (Jonas 1:5b). Nesta noite vamos aprender juntos:


03 CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA ADORMECIDA


1ª Característica – A igreja adormecida é uma igreja que não se importa com os perdidos. - Jonas 3:10 – 4:1

Foi dada a Jonas a responsabilidade de anunciar o Juízo de Deus para a cidade de Nínive, e a nação inteira se arrependeu, mas Jonas não se agradou da conversão daquele povo. De igual modo, a igreja adormecida não se importa com os perdidos. É como na Parábola do bom samaritano (Lc 10:30-37) onde o sacerdote e o levita viram a necessidade do homem mais passaram longe. PERGUNTA: Em sua opinião, a igreja de hoje tem se importado com os perdidos?


2ª Característica – A Igreja adormecida é uma igreja egoísta. - Jonas 4:2

Jonas queria a bondade e misericórdia de Deus, só para ele, assim é a Igreja adormecida, só pensa nela, acha muito difícil tirar algumas horas da semana para evangelizar, trabalhar na obra, ajudar os necessitados, etc... Precisamos fazer um autoexame para ver se também não temos se preocupado só com nós e em nossa família. PERGUNTA: Em sua opinião, o que tem levado a igreja ao individualismo e egoísmo?



3ª Característica – A Igreja adormecida é uma igreja que NÃO TEM compaixão pelas almas. - Jonas 4:5 e 11

É muito triste ver a falta de compaixão de Jonas pela cidade de Nínive, mesmo Deus tendo dito que não iria destruir Nínive, ele esperava pela destruição da cidade. A falta de compaixão pelas almas, também tem sido uma característica da igreja adormecida. Temos que orar pedindo para Jesus colocar em nossos corações a compaixão pelas almas que havia no coração Dele (Mt 9:36). A propósito, foi esta compaixão de Jesus por nós que nos salvou. PERGUNTA: Com suas palavras, defina o que é ter compaixão pelas almas?



CONCLUSÃO: Efésios 5:14 diz: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti. Cristo quer resplandecer sua Glória através de nós, Sua Igreja.  Porém Ele não irá fazer isto através de uma Igreja adormecida. É tempo de nos despertarmos, é tempo de renunciarmos o egoísmo, é tempo de levantar um clamor pelos perdidos, é tempo de se dispor a trabalhar na ceara do Senhor. Deus continua procurando trabalhadores para Sua ceara. Você se prontifica!!!!

297 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page