top of page
  • IPACRI

Arrependimento e Remorso

Tema: Arrependimento e Remorso

Texto:   2CORINTÍOS 7:9-11

INTRODUÇÃO

A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação e a tristeza, segundo o mundo, produz morte. Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito. (2Co 7:10-11 NVI).

Arrependimento, no original grego “metanóia”, significa mudança de mente. A palavra remorso vem do latim “remorsu”, que significa um sentimento de aflição e tristeza, causado por um ato reprovável.


1.   ARREPENDIMENTO OU REMORSO

Arrependimento e remorso são dois sentimentos que se confundem e são marcados por uma grande tristeza e aflição. São sentimentos que diferem muito um do outro: O remorso não produz mudança, mas o arrependimento verdadeiro produz uma mudança de mente e atitudes. É através do arrependimento que a maldição será transformada em bênção. Remorso é tristeza causada pelas consequências de um pecado cometido, mas não propriamente pelo pecado em si, ou seja, se não houver consequências, não haverá tristeza e, não havendo tristeza pelo peso do pecado cometido, esse não levará a pessoa a uma mudança em sua vida.  Arrependimento é a dor profunda por ter ferido o coração de Deus através de um pecado, pois todo pecado afeta o nosso relacionamento com Deus. O arrependimento genuíno sempre nos capacita a confessar e deixar para trás o que aconteceu. Ao entender que Deus nos perdoou e que do nosso pecado Ele não se lembra mais, sentimos quão grande é o  Seu amor e a Sua infinita misericórdia.


2.   O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

O Arrependimento não se resume a lágrimas, não se conclui no choro, mas evidencia-se pela mudança de comportamento e atitudes. Quando Esaú vendeu o seu direito de primogenitura e teve remorso do seu ato falho, buscou o arrependimento com lágrimas, mas não o evidenciou, “porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou.” (Hebreus 12:16-17). O Remorso não vai além da culpa e não é arrependimento. Remorso gera dor e indignação, mas o arrependimento produz transformação, mudança de mente, de comportamento e de abandono do pecado, gerando um novo estilo de vida em santidade. Mudar de vida não é estar ganhando mais ou sendo mais próspero. Mudar de vida é mudar o caráter mau e pecaminoso.


CONCLUSÃO

Arrependimento é uma mudança de ideia, de direção e atitude. O arrependimento, para ser realmente arrependimento, precisa trazer, em si, o desejo na pessoa de mudar de direção. É por isso que a Bíblia nos ensina a nos arrepender de nossos pecados e não apenas ter remorso deles.



"Mais que uma Igreja, uma Família"



 

FIQUE ATENTO!

AGENDA

Quinta-Feira: Culto 20H

Domingo: Culto 18:30H


DOMINGO 07 outubro " Apresentação agentes de paz" CULTO ESPECIAL


07 outubro - 2 domingo campanha: "tempo de restauração de tudo" ( Atos 3.21).


CAPACITAÇÃO DESTINO: Toda terça feira as 20H.


Encontro com Deus: 06,07,08 Dezembro


Ministração sobre batismo: 13 e 20 de outubro as 17:00 H.


BATISMO: 27 outubro as 18:30 H.



 

REDES SOCIAIS

soundcloud: @ipacri

youtube: @ipacri


 

"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém".
106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page