• IPACRI

Como agradar a Deus

TEMA: “AGRADANDO A DEUS” - Texto Bíblico: Gênesis 4:3-7

Quebra-gelo: Você já se sentiu rejeitado? Como se sentiu?

Introdução: Ser rejeitado não é uma experiência agradável para ninguém e pode despertar os mais variados sentimentos. No texto lido, vemos que Caiem e sua oferta foi rejeitada por Deus. O ser rejeitado por Deus deixou Caim irado e desanimado. Mas o que levou Caim a ser rejeitado por Deus? Quais são as lições que podemos tirar da atitude de Caim, para que nós não sejamos rejeitados por Deus?

Nesta noite vamos aprender juntos, três lições sobre como agradar a Deus.

1ª LIÇÃO: Precisamos dar o melhor a Deus.

A Bíblia diz que Caim trouxe uma oferta “do fruto da terra”. Algo que não lhe custou nada. Quem sabe algo que ele pegou em qualquer lugar e ofereceu a Deus. Abel, por sua vez, ofertou das “primícias do seu rebanho e da gordura deste”. Primícias é a parte mais preciosa de algo, a primeira parte. Abel ofereceu a Deus o melhor que tinha, enquanto Caim não se preocupou muito com o que ofereceu. Isso ocorreu por causa do que já existia dentro de seus corações. Se quisermos agradar a Deus devemos aprender a dedicar o nosso melhor a Ele. O que importa não é a oferta, mas o que ela representa.


PERGUNTA: Em sua opinião, fale e comente sobre algo que não temos oferecido o melhor para Deus.

Resposta sugerida: Oração, tempo, disposição na obra, ofertas, etc...

2ª LIÇÃO: Precisamos proceder bem. – Gálatas 6:7-9

O texto de Gálatas deixa claro que recebemos exatamente aquilo que oferecemos a Deus ou ao próximo, desta forma se quisermos ser agradáveis a Deus temos que oferecer a Ele aquilo que também lhe é agradável. No texto de Gênesis 4:7, Deus deixa claro que se Caim tivesse procedido bem, sua oferta também teria sido aceito.


PERGUNTA: Em sua opinião, o que levou Caim, e o que às vezes nos leva a oferecer o pior para Deus e para o próximo?

Resposta sugerida: Preguiça, cansaço, falta de temor, falta de amor, etc...

3ª LIÇÃO: Precisamos dominar o pecado, e não se deixar ser dominado pelo mesmo. Gn 4:7

No v.7, Deus disse que o pecado esta sempre a porta de nossos corações nos ameaçando, o pecado deseja nos conquistar, mas segundo a Palavra de Deus nós devemos ter domínio sobre o pecado, e não nos deixar que o pecado nos domine. Todas as vezes que somos vencidos pelo pecado estamos desagradando e entristecendo a Deus e nos privando das bençãos que Ele tem para nós.


PERGUNTA: Em sua opinião, como vencer as tentações e o pecado em nossas vidas? Resposta sugerida: Muita oração, Medição na Palavra de Deus, Jejum, vigiando em tudo.

Conclusão: Abel agradou a Deus e teve sua oferta aceita, Caim não procedeu bem e foi rejeitado. O que você quer? Quer agradar a Deus? O ama de verdade? Quer proceder bem? Dar o melhor a Deus? Resistir ao diabo? Então vamos orar juntos e nos sujeitar a vontade de Deus.



 

Cultos


Quinta feira 20H00 e Domingo 18H00


16/07 as 18 hs Arraiá Gospel

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

VENCEDORES