top of page
  • IPACRI

Como vencer a ansiedade

Como vencer a ansiedade


É de conhecimento de todos que a ansiedade é um problema crônico e uma questão de saúde pública, em razão não só das estatísticas crescentes de casos de pessoas que têm padecido desse mal, mas também pelo fato do que ela produz ou pode produzir: a depressão. Há situações que poderão requerer uma intervenção de um profissional, como um médico, um psiquiatra, um psicólogo.

É tão interessante, contudo, como as Escrituras já abordavam a questão muito antes de a Medicina e áreas afins tratarem. São inúmeras as passagens a respeito. Há momentos em nossa vida que experimentamos, sim, a ansiedade, em razão do temor do que pode ou não acontecer. Veja o que escreve João a respeito do medo: "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor" (1 João 4.18).

João coloca esse amor que lança fora o medo exatamente no contexto da nossa relação com Deus. E quando não temos Deus em nossa vida no sentido de Ele sempre ser o primeiro – porque nunca será o segundo –, não confiamos no Seu amor por nós, tudo que nos advém pode gerar ansiedade que nos conduz ou produz medo que gera tormento.

Vencer a ansiedade é acima de tudo vencer o medo – medo das coisas, das pessoas, e até de Deus, pois quem não O conhece de fato teme o que Ele pode vir ou não a fazer. Por mais estranho e inacreditável que isso possa soar, há gente que tem medo de Deus. À luz da Palavra, o primeiro e mais fundamental passo para lidar com a ansiedade e vencê-la é confiar e descansar em Deus e viver em gratidão. Como proclama o salmista e rei Davi: "Bendizei ao Senhor, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao Senhor" (Salmos 103.22).

Houve outro salmista que também proclamou em meio a terrível angústia ou após ter passado por ela: "O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés" (Salmos 116.6-8). Vença hoje mesmo a ansiedade, confie e descanse em Deus!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

criação

bottom of page