top of page
  • IPACRI

Defendendo

TEMA: DEFENDENDO O QUE DEUS ME DEU – Texto Base: 2Sm 23:11/12

Quebra-gelo: Você já perdeu algo importante em sua vida por não ter defendido (lutado)?


Introdução:O capítulo 23 do segundo livro de Samuel, registra os nomes e alguns feitos dos valentes de Davi. Dentre esses feitos o Espírito Santo inspirou o escritor a registrar a coragem de Samá, em defender o seu campo de lentilhas. A atitude de Samá nos ensina sobre a necessidade de também defendermos o que Deus tem nos dado. Nesta noite vamos aprender juntos:


03 LIÇÕES SOBRE A NECESSIDADE DE DEFENDERMOS O QUE DEUS NOS DEU


1ª LIÇÃO: O diabo sempre vai tentar roubar as coisas que mais tem valor para nós. v.11 ...os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas... – Jo 10:10

O texto diz que os filisteus (que simboliza o reino maligno), se ajuntaram onde havia uma terra cheia de lentilhas. Precisamos ficar sempre atentos, pois o diabo sempre atacará as bênçãos que Deus nos deu. Por isso é necessário que estejamos sempre vigilantes para não sermos pego de surpresa pelos ataques do diabo.


PERGUNTA:Com suas palavras, comente uma das áreas de nossas vidas que temos que defender contra os ataques do diabo.


2ª LIÇÃOA responsabilidade de defender o que Deus nos deu, é nossa. v.11b ...o povo fugiu de diante dos filisteus...

Muitas pessoas projetam a culpa de suas perdas e sofrimentos, nas pessoas e até mesmo no governo. Mas aprendemos com o texto que a responsabilidade de defender o que Deus nos deu é nossa. Se Samá tivesse tido a mesma atitude do povo, ele teria perdido tudo. O povo fugiu, mas Samá permaneceu firme defendendo o que Deus lhe deu.


PERGUNTA:Em sua opinião, o que leva as pessoas a fugir das lutas contra o inimigo?


3ª LIÇÃOSamá arriscou a sua vida para defender o que Deus havia lhe dado. V. 12 ...mas Samá pôs-se no meio daquele terreno e o defendeu...

Samá arriscou a sua própria vida para defender o que Deus havia lhe dado. A atitude de Samá revela que ele valorizou o que Deus lhe deu. O diabo tem prevalecido sobre muitas pessoas, porque elas simplesmente aceitam os ataques do inimigo. Em Tg 4:7 está escrito: ...sujeitai-vos a Deus, resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.


PERGUNTA: Com suas palavras, comente uma das nossas armas de defesa contra os ataques do inimigo.


CONCLUSÃO:O texto de 2 Sm 23:12 termina dizendo: ...e o Senhor operou um grande livramento... Deus honrou a postura de Samá. Ele poderia ter fugido com a multidão, mas decidiu lutar, defender o que Deus lhe deu. Que a partir de hoje possamos ter a mesma atitude de Samá e defender tudo aquilo que Deus tem nos dado.



 

Nossos cultos



Quinta 20H


Domingo 18H

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Perdão

Portas

bottom of page