top of page
  • IPACRI

Emocional e espiritual

TEMA: COMO LIDAR COM O CANSAÇO EMOCIONAL E ESPIRITUAL – Texto Base: Mateus 11:28-30

Quebra-gelo: Você já enfrentou uma situação que sugou sua força emocional e espiritual?

Introdução: Muitas vezes quando recebemos uma má notícia ou passamos por um tempo difícil em nossas vidas, sentimos nossa força emocional e espiritual se esgotar. E quando o diabo percebe que nossa alma está abatida, ele logo tenta nos derrubar sugando até nossa vontade de orar. No texto lido como base, Jesus conhecendo nossa limitação de superarmos esses momentos disse: Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei. Nesta noite vamos aprender juntos:

TRÊS DICAS SOBRE COMO LIDAR COM MOMENTOS DE CANSAÇO EMOCIONAL E ESPIRITUAL.

1ª Dica - PEÇA AJUDA PARA ALGUÉM DE CONFIANÇA – Números 11:11-17 – Eclesiastes 4:9-10

Deus confiou a Moisés a missão de libertar o Seu povo do Egito e conduzi-lo a terra prometida. Mas em certo momento de seu ministério, Moisés sentiu um cargo muito pesado sobre ele, ficando esgotado física, emocional e espiritualmente. Em resposta a sua oração Deus não operou nenhum milagre poderoso, apenas o orientou a dividir o fardo com outras pessoas. Hoje não é diferente, precisamos atentar para a necessidade de ter alguém para nos ajudar. Ninguém é uma ilha para viver sozinho, Deus não criou o homem para caminhar sozinho.


PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitos têm dificuldades de pedir ajuda?


2ª Dica - NÃO TOME DECISÃO NO MOMENTO DE CANSAÇO – Genesis 25:29-34

Nunca tome decisões permanentes, baseado em sentimentos temporários. Esaú havia chegado do campo muito cansado e faminto, quando ele viu um prato de lentilhas preparado pelo seu irmão Jacó, Esaú trocou o direito de primogenitura por aquele prato de comida, desprezando assim a benção de Deus. Tempo depois Esaú tentou herdar a benção que tinha desprezado, mas não a recebeu. Nunca devemos tomar decisões quando estivermos cansados. Busque primeiro descansar em Deus, e peça conselho para o seu discipulador, ou líder espiritual.


PERGUNTA: Você já teve alguma experiência de ter tomado decisão errada em momento de cansaço? Você pode compartilhar com o grupo?

3ª Dica - NUNCA SE ISOLE – 1 Reis 19:4-9

Quando Elias se sentiu cansado espiritualmente, ele foi para o deserto e entrou numa caverna se isolando. Em Provérbios 18:1 diz que ...aquele que vive isolado... insurge-se contra a verdadeira sabedoria. Buscar ajuda no momento de esgotamento espiritual é a atitude mais correta de se tomar, quando se sentir cansado espiritualmente nunca confie na força de seus braços, procure ajuda.


PERGUNTA: Você já foi abençoado por Deus em momento de cansaço, através do discipulado ou aconselhamento espiritual? Compartilhe com o grupo?


CONCLUSÃO: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. (Mateus 11:28-30) Jesus continua a nos fazer este convite, sempre devemos buscar ajuda Nele, mas também Ele usa o seu corpo, a Igreja, para nos abraçar e nos dar descanso. Nunca tenha medo de pedir ajudar a um líder espiritual. Deus quer derramar sobre você uma unção de renovo e descanso!!!!

164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Perdão

Portas

bottom of page