top of page
  • IPACRI

ENFRENTANDO GIGANTES

DESAFIANDO GIGANTES”: Texto Bíblico: I Samuel 17:4-11,

Quebra Gelo: Você já passou por dificuldades muito grandes que pareciam gigantes invencíveis? Como se sentiu?

Introdução: Enfrentamos lutas todos os dias. Porém existem situações que nos desafiam muito mais. Situações que parecem ser maiores das que estamos acostumados. Às vezes é uma sequência de problemas que nos afrontam e se mostram como Gigantes diante de nós. Quando esses problemas surgem, nos sentimos muito pequenos e impotentes diante deles. Esses gigantes chegam até nós na forma de uma doença, um desemprego, problemas no casamento ou dificuldades com a família, enfim, coisas que nos desafiam e parecem muito grandes para nós. Nessas horas ficamos sem saber como agir e temos a sensação de que seremos vencidos por eles. O texto que lemos nos conta a história de Davi. Um dia, Davi teve que enfrentar um gigante e nos deixou muitos ensinamentos sobre o que devemos fazer quando os gigantes aparecerem.

Vamos aprender algumas lições sobre como ENFRENTAR os “gigantes” que se levantam em nossa vida.

1ª Lição: Nunca fuja dos gigantes. (V.23-26)

O v.24 diz que quando os israelitas viram o gigante, todos fugiram cheios de medo. Mas no v. 26, vemos pelas palavras de Davi, que sua atitude foi bem diferente, sua declaração revela a atitude de uma pessoa disposta a lutar contra o gigante. Pergunte: Em sua opinião, o que nos leva a fugir dos gigantes? R. Medo; desanimo; cansaço; etc...

2ª Lição: Não acredite naquilo que este gigante está dizendo. (V.42-44)

Golias estava dizendo muitas coisas para amedrontar o exército de Israel. Mas Davi não acreditou nas palavras de Golias e não se sentiu amedrontado por ele. Os gigantes na sua vida dirão muitas coisas para te amedrontar. Eles vão te dizer que você não é capaz, que você não vai sair desta situação, que vão te matar, acabar com sua vida. Mas você não deve acreditar nessas palavras se quiser ser vitorioso assim como Davi. Não dê ouvidos. Pergunte: Em sua opinião, o que temos que fazer com as palavras negativas que “Golias” libera contra nós? R. Não dar ouvido. Repreender, cancelar, anular em Nome de Jesus.

3ª Lição: Reaja contra este Gigante. (V.48)

Davi não ficou parado esperando o gigante derrotá-lo, ele reagiu e se preparou para lutar contra ele. Muitas pessoas ficam sem reação diante dos gigantes. Não fazem nada, ficam somente esperando o problema passar. Essa não é a postura de um vencedor. Reaja e se prepare para lutar. Pergunte: Com suas palavras, fale de alguma arma que podemos usar para reagir contra o inimigo? R. Oração, Jejum, Fé, Palavra de Deus, atitude, etc...

4ª Lição: Deus é grande, lute ao lado Dele! (V.45)

Davi não teve medo e reagiu porque ele sabia que aquele gigante não era nada diante do seu Deus. Enquanto as outras pessoas ficavam somente olhando para o tamanho do gigante e queriam lutar sozinhos, Davi sabia que Golias não era maior que o seu Deus e que lutaria ao lado Dele. Isso com certeza fez de Davi um vitorioso. Não há gigante diante de Deus. Só Ele é grande, por isso lute ao lado Dele. Perto de você seu Gigante é grande, porém perto de Deus ele não é nada. Pergunte: Pergunte aos presentes, se querem compartilhar com o grupo, sobre algum gigante que está enfrentando?

Conclusão: Os gigantes aparecem na nossa vida. Mas você pode ser vitorioso. Você gostaria de vencer as grandes lutas que se levantam contra você? Compreende que Deus é muito maior do que qualquer gigante? Gostaria de lutar ao lado Dele? Então vamos orar juntos nesta noite.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page