top of page
  • IPACRI

EVANGELHO DA GRAÇA

TEMA: O EVANGELHO DA GRAÇA - Texto Base: At 20:24

Quebra-gelo: você acha que já estava vivendo o evangelho da graça?


Introdução: Graça é um favor, generosidade, “favor imerecido”. É como um presente que recebemos. Ninguém pensa em pagar por um presente que recebeu. Aceitar a graça de Deus é um grande desafio, porque fomos criados e formados com o pensamento religioso de que devemos pagar pelo pecado, que devemos ser castigados ou sofrer alguma privação. Daí é que vem a ideia de penitência, pagar promessa, purgatório, etc. Mas nós somos salvos pela graça. Isso é difícil de entender porque no reino físico tudo tem que ser pago, tudo vem por troca, a justiça humana não sabe o que é perdão, porque o perdão vem de Deus. Nesta noite vamos aprender juntos:


1º Ensinamento: O evangelho da Graça é um ato de amor. Lc 15:20-24

Na parábola do Filho Pródigo, aquele jovem não tinha direito algum, pois já tinha recebido sua parte da herança e a desperdiçou. Mesmo assim o pai o recebeu de volta. Se olharmos do ponto de vista humano, aquilo foi injusto, razão pela qual o irmão mais velho não aceitou a atitude do pai. (Lc 15:28-30).Do ponto de vista humano, a graça de Deus é injusta. Ou seja, não merecíamos, pois voluntariamente nos afastamos Dele e tomamos a direção oposta, pensando que poderíamos fazer melhor do que as Suas instruções a nós. Mas o amor de Deus por nós e o mesmo amor do Pai pelo filho pródigo da Parábola.


PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitas pessoas não aceitam o evangelho que pregamos para eles?


2º Ensinamento: O evangelho da Graça é para quem reconhece que precisa. Mt 9:10-12


Só pode se apropriar da graça aquele que reconhece que é pecador, que errou o alvo, que se desviou e deu as costas ao Criador e Pai. A graça se manifesta quando há humildade. Jesus andava com os pecadores, cobradores de impostos, prostitutas, e era condenado pelas autoridades religiosas por causa dessa atitude. Jesus recebia os pecadores, mas resistia aos religiosos. Por quê? Porque os religiosos não reconhecem o seus pecados. Eles se acham bons demais. Não precisam da graça, porque acham que não tem pecado. São justos em si mesmos. Jesus veio para os pecadores.


PERGUNTA: Em sua opinião, você acha que a Igreja sabe lidar com os nãos cristãos?


O Evangelho, seguindo o modo de ser de Jesus não é imposto, mas oferecido. A conversão forçada ou manipulada por ameaça não é de Deus. O texto lido é um dos exemplos que deixa claro que Jesus nunca forçou a ninguém crer Nele. A melhor maneira de ganhar as pessoas para Jesus não é através de cobrança, mas sim de exemplo.


PERGUNTA: Com suas palavras, comente a maneira que você vê o evangelho hoje na Igreja?


CONCLUSÃO - Este é o tempo de você lançar fora toda a sua justiça própria. Você nunca poderá pagar a dívida contraída pelo pecado. O preço é a própria morte, por isso Jesus já pagou. O filho pródigo trabalharia a vida toda para o pai e não pagaria a dívida, mas, sentou-se novamente à mesa, porque o pai o perdoou. A salvação é pela GRAÇA!



 

CULTOS

DOMINGO 18H "Santa ceia"

QUINTA 20H Culto especial "vai dar tudo certo, Deus está no controle"


 

Dicas lider


1 . Toda célula deve crescer mais calorosa através do companheirismo, mais profunda através do discipulado um a um, mais forte através da adoração e mais numerosa através do evangelismo.


2. Você não está adicionando membros, mas multiplicando discípulos. Priorize o compromisso na vida da célula! Sem compromisso não teremos uma célula saudável e forte.


3. Tempo gasto “afiando o machado” para decepar as árvores não é tempo perdido. Uma hora gasta em oração fará com que uma hora de trabalho renda mais que uma centena delas sem oração. Desenvolva uma disciplina de oração!


4 . A mensagem nunca muda, mas os métodos são variados. Seja criativo, mas sem comprometer a mensagem do Evangelho! Bem aventurados os criativos, porque eles se multiplicarão!


5. “- Por que a sua célula existe?”; “- Qual a missão da sua célula?”; “- Como essa missão será alcançada?” Se você não sabe responder a essas perguntas, você não pode ser um líder de célula!


6. Você quer ver a sua célula na direção certa? Então relembre sempre a todos os objetivos da célula, pelo menos uma vez a cada mês!


184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page