• IPACRI

Jamais desista

“PENSANDO EM DESISTIR?”. Texto Bíblico: 1Sm 30:1-6

Quebra-gelo: Você já desistiu de algo em sua vida?


Introdução: Muitas pessoas, ao longo da vida, desistem de várias coisas que começam; algumas são coisas sem importância, que não afetam em nada a vida dessas pessoas, outras são coisas de suma importância, e a decisão de desistir prejudica profundamente essas vidas. O texto de I Samuel que lemos mostra Davi num dos momentos mais difíceis de sua vida. Davi nunca havia perdido uma batalha, mas enquanto estava fora com seu exército, o inimigo (os amalequitas) invadiu e saqueou a cidade onde Davi morava, levando as mulheres e filhos deles como prisioneiros. Davi enfrenta a mesma sensação de quem perdeu uma luta sem nem ter lutado. Nessa hora o medo, a tristeza e a dor poderiam dominá-lo e levá-lo a pensar em desistir, mas não é isso que Davi faz. Muitas vezes enfrentamos lutas e passamos por sofrimentos tão grandes que nos fazem pensar em desistir.

O que fazer quando pensamos em desistir.


1)Olhe para Deus. v.30 ...Davi porém fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus... Ler Hb 12:2

A Bíblia diz que na situação que Davi se encontrava ele encontrou forças em Deus, ele se fortaleceu no Senhor seu Deus. Olhar para o problema não irá te ajudar, olhar para o grande desafio pode te desanimar, olhe para Deus. Foi olhando para Deus que Davi encontrou forças.

PERGUNTA: Você já desistiu de algo por ter tirado os olhos de Jesus e olhado para os problemas? Peça para pessoa compartilhar com o grupo se quiser.


2)Dê um passo de cada vez. Pv 14:29–nvi ...o homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez...

Seja paciente, muitas vezes a vitória completa demorará um bom tempo, mantenha-se firme e persevere. Desanimamos porque queremos que as coisas se resolvam rapidamente e de uma vez. A maioria das coisas não é resolvida assim, demora. Vá passo a passo obedecendo a Deus e confie. Nada é impossível para Ele.

PERGUNTA: Pergunte se alguém tem um testemunho de uma vitória que demorou muito tempo para alcançar. Peça para pessoa compartilhar com o grupo se quiser.


3)Não pare de lutar. Hb 10:38 – nvi ...mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele...

Se você desistir, por mais que Deus possa todas as coisas, você já perdeu a luta. Se não quer perder não desista, não pare de lutar, mesmo que pareça demorada, a resposta de Deus virá.

PERGUNTE: Em sua opinião, além do que já falamos, qual outros segredos importantes para nunca desistirmos?

Resposta sugerida: Ter propósitos, ser sempre otimista, buscar estar sempre motivado, procurar ajuda quando precisar (fale sobre a importância do incentivo do discipulado).


Conclusão: As lutas da vida têm te feito desanimar? Tem gerado cansaço e desgaste? Você pensou em desistir? Então, você precisa como Davi se fortalecer no Senhor Deus, e olhar para Ele, perseverar e esperar confiantemente que a resposta de Deus virá.



 

03/07 - Culto de Domingo 18H00 - Culto do Amigo


07/07 - Culto de Quinta 20H00 - Inicio Jeovah Rafa


10/07 - Culto de Domingo 18H00 - Batismo


16/07 - Sábado 18H00 - ARRAIÁ GOSPEL


0 visualização0 comentário