top of page
  • IPACRI

O Principio da Obediência

Atualizado: 30 de jul. de 2023

Tema: O Principio da Obediência Texto:


Deuteronomio 27.10


INTRODUÇÃO A palavra “obediência” significa o ato ou efeito de obedecer, hábito ou disposição para obedecer,   submissão, docilidade, sujeição, dependência. Desde o principio, podemos observar que Deus estabeleceu Suas Leis a fim de nos guiar a uma vida conforme o Seu propósito: uma vida abundante aqui na terra e a Vida Eterna com Ele para sempre.


No mundo atual, estamos presenciando uma geração rebelde, em que não há mais respeito e obediência a qualquer tipo de autoridade: filhos não obedecem aos seus pais, alunos enfrentam seus professores, empregados não respeitam seus patrões, , os idosos são desprezados e marginalizados. Quando meditamos sobre a obediência, necessitamos nos voltar para os princípios da Palavra de Deus que  nos mostra o caminho para o respeito e obediência àqueles que foram estabelecidos como autoridade sobre nós. A quais autoridades precisamos obedecer?


1. A DEUS – Dt 27.10 Obedecer a Deus é a melhor coisa que podemos fazer na nossa vida. Esse texto nos ensina a obedecer a voz do Senhor e praticar os seus mandamentos. Conforme Dt 10.12-13, há quatro coisas que Deus nos pede para fazermos: que tenhamos temor a Ele, que andemos em todos os seus caminhos, que o amemos e lhe sirvamos com todo o nosso coração e com toda a nossa alma para que guardemos os seus mandamentos e estatutos para o nosso bem. A obediência é um dos resultados de amarmos a Deus (Jo 14.21).


2. AOS PAIS – Ex 20.12 Depois de Deus, a próxima autoridade que o Senhor coloca sobre as nossas vida é nossos pais, aos quais devemos obedecer e honrar, pois esse ” é o primeiro mandamento com promessa”, ou seja ” para que os nossos dias de vida  que Deus nos dá  sejam de bênçãos,  sejam prolongados  e vivamos por muito tempo na terra.


3. ÀS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS – Rm 13.1-7 As autoridades constituídas sobre nós são os governantes do  País, estado, cidade, síndicos, diretores, professores, juízes, médicos que cuidam de nós.O esposo é autoridade sobre a esposa ( Ef 5.22-23).Devemos obedecer às Leis, pois Deus é o nosso Juiz e o nosso Legislador ( Is 33.22). A Palavra de Deus nos ensina que as autoridades, os magistrados ( juízes) são ministros de Deus para o nosso bem e que   toda autoridade vem de Deus. As autoridades  foram ordenadas por Ele e não constituem terror para as boas obras, mas somente para as más. É preciso que estejamos sujeitos às autoridades “não somente pelo castigo, mas também pela consciência”. Por esta razão, não devemos resistir a autoridade ou murmurar, mas obedecer e pagar a cada um o que devemos, tributos, impostos e ter temor a elas e honrá-las (v7).


4. AOS LÍDERES DA IGREJA – Sl 105. 15 Deus nos ordena: “Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas”. Ungidos são as pessoas que receberam o óleo na sua cabeça e foram designadas por Deus para uma missão no Seu Reino. Profetas são os mensageiros de Deus para trazer o sua mensagem ao Seu povo. Em Hb 13.17, está escrito: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas, para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.Isso significa que quando o discípulo é desobediente, rebelde e o seu apóstolo, pastor, líder precisam estar gemendo devido a sua desobediência “não vos seria útil” (v17), isto é: não vai ser bênção.


CONCLUSÃO Devemos obedecer a toda autoridade sobre a nossa vida. A obediência a Deus e a tudo que Ele ordena em Sua Palavra nos proporciona uma vida abençoada por Deus.A obediência é a chave para prosperarmos em nosso caminho e  sermos bem sucedidos. Deus tem o melhor propósito paras nossas vidas e deseja que sejamos vencedores em todas as batalhas (Rm 8.37).




IPACRI - Mais que uma Igreja, uma família.



 




FIQUE ATENTO!


AGENDA

  • Quinta-Feira: Culto 20H

  • Domingo: Culto 18: 30H



 

REDES SOCIAIS





 


15.804 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page