top of page
  • IPACRI

palavra viva

Romanos 10:8-10

“Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”


Você pode ter algumas perguntas que ainda não foram respondidas, pois foi em busca dessas respostas que o Senhor me deu uma palavra que quero compartilhar com você hoje. Quero te convidar a mergulhar comigo nesse conhecimento avançado. Celebramos as três festas bíblicas, sendo os temas deste ano ligados à palavra - Logos, Rhema, Kerigma. Hoje vamos nos aprofundar na palavra Rhema - O Logos se trata de um conhecimento geral a respeito de Deus, assim o Rhema se trata de: ”Uma palavra específica, para uma pessoa específica, em uma ocasião específica“.


Romanos 10:10 “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”


  1. Nós cremos no Logos, mas confessamos o Rhema- Gaste tempo necessário no Logos e o Rhema vai se manifestar - A palavra logos necessita de um tempo de incubação, o Logos é a semente e a Rhema são os frutos.


  1. Talvez você já esteja orando por algo a muito tempo e o Espírito Santo abre seus olhos sobre o poder daquele texto, se tornando para você uma Rhema de Deus que vai te conduzir.


Romanos 10:17 “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”

Logos é a palavra de Deus estabelecida, Rhema é a palavra em movimento - O mundo foi criado pelo logos de Deus, por isso de Gênesis à apocalipse temos o conhecimento de Deus, mas a fé vem pela pregação, pelo Rhema.


2ªCoríntios 4:13 “E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.”

Eu cri; por isso, é que falei - Eu creio no Logos e falo a Rhema - A Rhema é declarada a partir do meu coração, porque quando declaro a partir da minha mente é logos, se eu consigo entender na razão, na lógica, é logos.


Romanos 10:8 “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos”

Declare a mensagem que está em seu coração - Quando eu declaro a palavra que está em minha mente, é logos, lembre-se que se trata de uma revelação coletiva a respeito de Deus, porém, quando eu declaro a palavra que está em meu coração, que não se explica, isso é Rhema. Por isso muitos cristãos não recebem, porque dizem, tenho que entender.


  1. O logos é para todos, o Rhema é para quem recebeu- Não projete seu Rhema para todos achando que precisam seguir a palavra que você recebeu - A palavra de Deus diz ide por todo mundo e pregai o evangelho - Logos. Pode Deus falar com alguém, te chamei para pregar aos universitários - Rhema.


  1. Nem sempre o logos se transforma em Rhema - Você pode ouvir a palavra de Deus, estudar a Bíblia, mas somente quando o Espírito Santo aviva uma passagem das escrituras em seu coração e queimando em sua alma lhe mostrando como aplicar de forma específica.


  1. Todo texto bíblico é logos, mas aquele texto que o Senhor falou especificamente contigo é Rhema. Cuidado com a confusão, pois vem alguém e lhe entrega uma palavra que foi dada para ele e aí você toma como sua e sua vida vira uma confusão, fora quando a palavra não foi extraída do logos.


Mateus 14:28-29 “ "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus.”


  1. Pedro andou sobre as águas, será que podemos fazer o mesmo? Mateus 14:28-29 - Se outros discípulos no barco descessem, teriam o mesmo resultado de Pedro? Com certeza não, porque Pedro tinha uma palavra Rhema para aquele momento: “Uma palavra específica, para uma pessoa específica em uma ocasião específica”. Assim Deus também quer falar com você.


  1. O fato de fazer as mesmas coisas que outros cristãos fizeram não lhe garante os mesmos resultados que alcançaram. Porque? Porque o logos é o conhecimento geral sobre Deus, porém, a palavra Rhema é quando o Espírito Santo aplica e endereça a uma pessoa específica. Pedro não andou sobre as águas só pelo conhecimento que ele tinha de Deus, mas por causa de uma palavra Rhema liberada.


  1. O conhecimento do Logos me leva à obediência e nela eu sou abençoado, porém, quando vem uma palavra específica, para uma pessoa específica, em uma ocasião específica. Se tornou compromisso dos seres celestiais. Muitas pessoas se empenham muito no ministério e não conseguem, já outros também se empenharam muito, porém, é absurdo a maneira que Deus age.


João 21:18Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.” - Quando for velho. Porque Pedro dormia mesmo sabendo que seria decapitado pela manhã? Pedro estava dormindo na prisão, veio um anjo e o libertou. Mas como dormir debaixo de uma pressão dessas? Porque Pedro tinha uma palavra Rhema.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page