top of page
  • IPACRI

poder da palavra

Tiago 3:7-8


“Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.”


Que veneno mortal é esse que fere as pessoas, mata relacionamentos e destrói a confiança? Uma floresta inteira pode ser incendiada por causa de uma minúscula fagulha e a língua é como esse fogo capaz de envenenar o corpo inteiro, de incendiar a vida inteira, alimentada pelas chamas do inferno. Animais, aves, répteis e todos os tipos de criaturas marinhas podem ser domados pelo homem, mas ninguém consegue domar a língua humana, somente o Espírito Santo é capaz de domá-la.


Bênçãos e maldições podem sair da mesma boca!


Hebreus 12:15


Comece pela raiz-Quando uma pessoa fica ofendida e não lida com essa ofensa corretamente, frequentemente esse ressentimento fica se agitando durante tanto tempo em sua alma que se transforma em uma raiz de amargura.


Se torna uma fortaleza mental- Essa fortaleza de amargura ocupará uma posição de destaque em sua mente e em suas emoções - Ela irá apresentar uma infinidade de razões para que você se distancie dessa pessoa.


A amargura nada tem de bom a dizer sobre a outra pessoa: Procura coisas negativas para dizer acerca daquela pessoa a fim de afetar também as opiniões que os outros têm dela. Preste atenção se isso não está se formando dentro de você, constantemente falando coisas negativas de alguém. Para arrancar uma raiz de amargura o antídoto é o arrependimento.

Efésios 4:29


  1. O que sai de sua boca


  1. Como Deus sente sobre pessoas que fazem fofoca - Na continuação do texto nos dá a entender que quando a palavra torpe sai da boca de um crente, causa tristeza no Espírito Santo. Você percebeu que o Apóstolo Paulo chama de palavra torpe? Essa expressão se refere a algo que fede ou algo que está apodrecendo, como uma carne podre cheia de larvas.


  1. Quero certificar que você entenda o que é fofoca- Vamos a exemplos: Falar de assuntos de outras pessoas e coisas que não dizem respeito a você. Repetir o que alguém disse, mesmo que você não saiba se é verdade ou não. Falar com os outros como se fosse uma autoridade sobre os assuntos de outras pessoas, quando na realidade você não sabe do que está falando.


Provérbios 18:8

Em geral, a fofoca é um veneno mortal. Fere as pessoas, mata relacionamentos e destrói a confiança. Frequentemente são pessoas que foram feridas ou ofendidas pelo alvo de sua fofoca, assim qualquer rumor é um petisco delicioso para compartilhar.

Você precisa saber que realmente fofoqueiros se atraem como ímãs. Quando se juntam, eles vêem as coisas de maneira semelhante e, portanto, começam a pensar que estão certos.


  1. Veja a peneira que você precisa submeter um assunto- Eu diria essas coisas publicamente? Eu diria isso na frente da pessoa de quem estou falando? Se a resposta for não, você deverá concluir que não vai dizer isso também em particular.


Provérbios 11:13


  1. O antídoto- Use a capacidade de se afastar de uma conversa.

Quando as pessoas pensam em você, pensam como um mexeriqueiro, que repete tudo o que ouve ou o consideram reservado. Você tem a reputação de ser capaz de ocultar um assunto ou as pessoas pensam que você tem duas caras e língua solta?


Ninguém tem o direito de forçar a entrada de impureza nas orelhas de outra pessoa. Você tem opção! Você pode puxar uma cadeira, aproximar-se do fofoqueiro, escutar atentamente ou você pode optar por afastar-se e recusar-se a escutá-lo.

Provérbios 26:20


  1. Sem lenha o fogo se apaga- Quando você se afasta de um fofoqueiro, literalmente paralisa a capacidade dele de discutir coisas que não cabe a ele discutir. Sem um ouvinte, a voz do fofoqueiro é silenciada. Se não há alguém para ouvir, nada há a contar!

Você precisa domar sua língua, porque tudo em sua vida é decidido por sua fala.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

criação

bottom of page