top of page
  • IPACRI

Por que há tantos desempregados no Brasil?

Por que há tantos desempregados no Brasil?

O desemprego é um vilão na história de muitos brasileiros. A taxa de desocupação, de acordo com o IBGE, está fechando o ano em 11,8%, uma leve queda em relação ao ano anterior. O contingente de desocupados soma 12,5 milhões de pessoas, uma diminuição de 251 mil pessoas.

A população desalentada, que são pessoas que desistiram de procurar trabalho, soma 4,7 milhões de pessoas, um recuo de 3,6%. Apesar de estar em queda, o desemprego ainda é um grande desafio para os brasileiros, ainda mais se compararmos com as taxas de países desenvolvidos como os 3,5% dos Estados Unidos, 3,1% da Alemanha.

Há um ano criei o TRAMPO NOVO, uma plataforma de compartilhamento de vagas de emprego na cidade de Belo Horizonte. Algo que me chamou a atenção foi a quantidade de postos de trabalho disponíveis e a reclamação de muitos empregadores: falta mão de obra com qualificação mínima e que saiba se relacionar bem no ambiente de trabalho.

Daí comecei a conversar com centenas de pessoas tanto a procura de emprego, quanto de empregados, e percebi o quanto realmente falta capacitação mínima de muitos candidatos. Quando digo mínima, é mínima mesmo! Existem pessoas sensacionais, mas que são reprovadas, até pelo WhatsApp. O motivo? Erros grosseiros de português! Outros, apesar de boas experiências, não sabem preparar um bom currículo ou se portar bem nas entrevistas de emprego. Sem contar, é claro, com a falta de preparo técnico como cursos, especializações, ensino superior etc.

Existem 3 razões principais para o desemprego: crise econômica, necessidade de profissionais capacitados e inovações tecnológicas. Por outro lado, existem inúmeras formas de driblarmos esses motivos. A primeira delas é a fé!

Não desista, nem se desespere e saiba o valor que você e seu trabalho tem. Então, para isso, levante a cabeça. Não há crise que resista a uma pessoa cheia de fé! Invista em você. Faça cursos, aprenda uma profissão, participe de reuniões.

Existem uma série de instituições sérias que promovem ferramentas de capacitação gratuita, principalmente na internet.

E para finalizar, esteja antenado às mudanças. Ao longo da história, várias profissões deixaram de existir. Você já ouviu falar em acendedor de postes? Então, até 2030 estima-se que dezenas de profissões deixarão de existir como bancários, consultores, advogados e até mesmo pilotos de avião. Por outro lado, várias outras serão criadas, por isso, vale a pena ficar atento!

::Leandro Jahel

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page