Artigo: Relacionamentos no trabalho
Graças ao ritmo incessante de transformações, nossa geração deu lugar a uma nova lógica, pautada pelo individualismo e pelo consumo, resultado de transformações sociais e econômicas, trazidas pelo capitalismo globalizado.
O resultado desse individualismo afeta diretamente as relações no mercado de trabalho, alterando até mesmo os requisitos mais básicos para a contratação de um trabalhador. Qualificação técnica é algo indiscutível, básico. Mas atualmente um dos maiores diferenciais que pesa numa contratação é a habilidade pessoal de interagir, se relacionar no ambiente de trabalho.
Um clima organizacional ruim, cheio de disputas internas, fofocas, e problemas interpessoais traz o desalinhamento do trabalho e a perda do foco nas metas e objetivos da empresa e afeta, até mesmo, a saúde de seus colaboradores. Todos saem perdendo.
Manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer profissional e contribui para um clima positivo na equipe. Mas o que você deve fazer para manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho?
Comunique bem. Certifique de que as pessoas compreenderam exatamente o que você quis dizer. Isso reduz muito as falhas de comunicação. Cuidado também com a forma em que você diz algo. Não se esqueça que também nos comunicamos através de gestos e expressões corporais e faciais. O corpo fala mais do que a voz! Fale menos de você, seja gentil, generoso e agradável. Evite fofocas, segredos, discussões e conflitos. Não seja arrogante. Humildade sempre. Seja inteligente emocionalmente. Saiba separar as coisas profissionais, nunca leve para o lado pessoal. Mantenha o equilíbrio, escute mais e fale menos. Respeite as diferenças. Personalidades e pessoas diferentes podem contribuir de diversas formas no ambiente profissional. Dialogue em vez de discutir, tenha humildade para aprender com o outro e acima de tudo exercite o respeito.
Na Bíblia há centenas de instruções sobre os relacionamentos interpessoais. Gostaria de destacar o que Paulo escreve aos Filipenses:
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” Filipenses 2:3,4
Capriche nos relacionamentos pessoais e boa sorte!!
::Leandro Jahel
コメント