Relacionamentos no trabalho

Artigo: Relacionamentos no trabalho

Graças ao ritmo incessante de transformações, nossa geração deu lugar a uma nova lógica, pautada pelo individualismo e pelo consumo, resultado de transformações sociais e econômicas, trazidas pelo capitalismo globalizado.

O resultado desse individualismo afeta diretamente as relações no mercado de trabalho, alterando até mesmo os requisitos mais básicos para a contratação de um trabalhador. Qualificação técnica é algo indiscutível, básico. Mas atualmente um dos maiores diferenciais que pesa numa contratação é a habilidade pessoal de interagir, se relacionar no ambiente de trabalho. 

Um clima organizacional ruim, cheio de disputas internas, fofocas, e problemas interpessoais traz o desalinhamento do trabalho e a perda do foco nas metas e objetivos da empresa e afeta, até mesmo, a saúde de seus colaboradores. Todos saem perdendo. 

Manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer profissional e contribui para um clima positivo na equipe. Mas o que você deve fazer para manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho? 

Comunique bem. Certifique de que as pessoas compreenderam exatamente o que você quis dizer. Isso reduz muito as falhas de comunicação. Cuidado também com a forma em que você diz algo. Não se esqueça que também nos comunicamos através de gestos e expressões corporais e faciais. O corpo fala mais do que a voz! Fale menos de você, seja gentil, generoso e agradável. Evite fofocas, segredos, discussões e conflitos. Não seja arrogante. Humildade sempre. Seja inteligente emocionalmente. Saiba separar as coisas profissionais, nunca leve para o lado pessoal. Mantenha o equilíbrio, escute mais e fale menos. Respeite as diferenças. Personalidades e pessoas diferentes podem contribuir de diversas formas no ambiente profissional. Dialogue em vez de discutir, tenha humildade para aprender com o outro e acima de tudo exercite o respeito. 

Na Bíblia há centenas de instruções sobre os relacionamentos interpessoais. Gostaria de destacar o que Paulo escreve aos Filipenses:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” Filipenses 2:3,4

Capriche nos relacionamentos pessoais e boa sorte!!

::Leandro Jahel

0 visualização

Rua Palmeira de leque, 510

São Paulo, SP 08061-430

ipacrioficial@gmail.com

HOME

© IPACRI - Todos os direitos reservados

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Porque ele vive posso crer no amanhã!