top of page
  • IPACRI

Tornando-se Discípulo de Jesus – Parte 2 Texto: Lucas 14.25-27,33

Tema: Tornando-se Discípulo  de Jesus – Parte 2 Texto: Lucas 14.25-27,33

ORAÇÃO DO MÊS: “Senhor Deus, de uma forma maravilhosa foi criado como fruto do Teu amor. Meu desejo é que minha vida dê glória ao Teu nome” (Sl 139.14).        


                  INTRODUÇÃO A palavra discípulo, do lat. “discipulu” significa aquele que recebe ensino de alguém, aquele que aprende, aluno. Um discípulo é uma pessoa que segueos ensinamentos de um mestre. O processo de aprendizado de um conjunto de discípulos se chama discipulado. A palavra discípulo é registrada centenas de vezes no Novo Testamento, onde é usada para descrever os seguidores de Cristo. Jesus formou doze discípulos e os capacitou e os enviou a fazer outros para Ele (Mt 28.19 ). Jesus é o mestre dos cristãos. Mas será que todos que se dizem cristãos são verdadeiros discípulos de Jesus? Não vamos, todavia, olhar para outros e julgá-los, emitindo pensamentos ou opiniões sobre eles, mas vamos fazer um exame do nosso caráter e das nossas próprias atitudes e ações para concluirmos se nós somos realmente discípulos de Jesus.  A Palavra de Deus nos mostra uma série de aspectos que revelam quem é verdadeiramente discípulo de Jesus. E na semana anterior, destacamos dois desses aspectos: Estar no mesmo propósito que Jesus e segui-lO, negando a si mesmo e tomando a sua própria cruz. Hoje daremos continuidade apresentando outros aspectos:


1.RENUNCIAR A TUDO QUANTO TEM – Lc 14.33 Jesusensina na Sua Palavra que quem deseja segui-lo e tornar-se Seu discípulo deve, em primeiro lugar, estar disposto a abrir mão de tudo que ocupa o primeiro lugar na sua vida como relacionamentos, bens materiais, família, nossa própria vida, com suas ambições, projetos e interesses. Isso não significa que devemos desprezar e abandonar tudo o que temos, mas que tudo quanto possuímos deve ser colocado a Serviço de nosso Senhor Jesus Cristo sob Sua direção (Mt 6 33; Mc 10.28.30).


A promessa do Senhor para quem busca em primeiro lugar o Seu Reino é que todas as coisas – as bênçãos de que necessitamos nos serão acrescentadas, além do que receberemos cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e família, e propriedades, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna.


2. PERMANECER NA PALAVRA DE JESUS – Jo 8.31 Jesus, enquanto pregava dizia aos que lhe ouviam e n’Ele criam:” Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”. Para ser discípulo e Jesus não basta crer n’Ele, mas também permanecer na Sua Palavra. O que significa permanecer na Palavra? Significa examiná-la (Jo 5.39), guardá-la no nosso coração (Sl 119.11), isto é obedecer, praticandotudo o que nela está escrito, para que ela venha trazer luz ao nosso caminho e não se aparte nunca dos nossos olhos (Pv 4.20-22), nem da nossa boca (Js 1.8). Dessa forma, estaremos recebendo a direção de Deus para as nossas vidas e seremos bem sucedidos.


3. AMAR UNS AOS OUTROS – Jo 13.35 Para amar o nosso próximo, precisamos amar primeiramente a Deus (1Jo 4.20-21) O “cumprimento da lei é o amor”, “quem ama aos outros cumpriu a lei ” e  “tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo“(Rm 13.8-9). Quem ama a seu irmão não faz a ele aquilo que não deseja que lhe seja feito, faz o bem a todos, serve-lhe sem querer nada em troca, ama também os que são seus inimigos, tem um coração perdoador (Cl 3.12-13; Mt 5.44-45), pois tem a consciência de que fomos todos chamados para a paz de Deus em um corpo – a igreja- corpo de Cristo (Cl 3.15).  


4. DAR MUITO FRUTO – Jo 15.8 Deus enviou Jesus Cristo a esse mundo para nos resgatar e nos edificar para que sejamos a extensão do Seu Ministério.Todo preparo profissional implica em compromisso com a carreira que a pessoa se propõe a seguir.Todos profissionais sabem que, nas suas profissões, na vida secular, eles precisam dar de si mesmo para que possam servir à humanidade. Nãopodemos, portanto ser discípulos de Jesus sem termos o entendimento de que fomos escolhidos para darmos frutos para Deus. (Jo 15.16). Essa frutificação se refere tanto às virtudes espirituais tais como as mencionadas na Palavra de Deus – amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5 .22), como também ao mandamento de Jesus de sermos suas testemunhas( Atos 1.8), falando amor de Jesus às pessoas  e fazendo discípulos para o Senhor ( Mt 28 19; Jo 14.12).


CONCLUSÃO Discípulo de Jesus é, portanto, aquele que crê e aprende com Ele, o seu Mestre e o segue fazendo também o que Ele fez. Ser discípulo de Jesus é amá-lo mais que a qualquer pessoa, mais que a sua própria vida, a ponto de negar a si mesmo e, tomando a sua cruz, segui-lo, sendo sua testemunha e fazendo também outros discípulos para Ele. É assim que nos tornamos discípulos de Jesus.


Ipacri, igreja de vencedores.


 

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page