top of page
  • IPACRI

Um dia de cada vez

VIVENDO UM DIA DE CADA VEZ”

Texto Bíblico: Lc 12:25/26

INTRODUÇÃO: Olhando para o futuro! É assim, que a maioria dos profissionais e homens de negócios gastam grande parte do seu tempo: olhando para o futuro buscando antecipá-lo e se preparando para ele. Antecipar o que pode acontecer em um futuro próximo pode nos preparar e equipar para reagir de modo apropriado. Sem planejamento e antecipação do que o futuro pode nos revelar, podemos nos dar mal em vários aspectos de nossa vida. Entretanto, boa parte de nosso cotidiano é gasto com o inesperado. Ao acordar não podemos ter certeza do que o dia vai nos trazer. Podemos nos deparar com as situações mais imprevistas. Nesta noite vamos aprender juntos, sobre o que a Bíblia nos ensina sobre este assunto.


1. Viva o hoje. (Salmos 118.24) - Com frequência cravamos os olhos ansiosamente no futuro com nossas esperanças e sonhos e deixamos de valorizar o presente. Viveremos o hoje somente uma vez. Se passar, jamais recuperaremos as oportunidades que ele nos apresentou.

PERGUNTE: Se você soubesse que hoje seria o seu ultimo dia de vida, você teria feito as mesmas coisas, e do mesmo jeito que você fez hoje?

2. Não se aflija com o futuro. (Mateus 6.34) Desperdiçamos muita energia nos preocupando e afligindo com o que pode acontecer nos dias por vir. Embora ignorar o futuro seja tolice, só podemos influenciar diretamente no hoje. Se nos esforçarmos para resolver os problemas de hoje, as questões de amanhã poderão ser menos graves do que tínhamos imaginado.

PERGUNTE: Em sua opinião, como evitar preocupações desnecessárias com o futuro?

R. Confiando em Deus. Entregando seu futuro a Deus (Sl 37:5). Não confiando na força do seu braço (Pv 3:5).

IMPORTANTE: A Bíblia nos ensina que planejar o futuro sem pedir a direção de Deus é pecado. LER -TG 4;13-17

3. Valorize cada dia. (Salmos 90.10,12) O tempo passa muito veloz, fato que se torna mais evidente à medida que envelhecemos. Se encararmos cada dia como presente único e especial, compreenderemos a importância de tentar extrair dele o máximo que pudermos.

PERGUNTE: Com suas palavras, qual a receita para aproveitar e viver melhor a cada dia? R. Planejamento, fixar prioridades, evitar a “correria” etc...

4. Evite adiar o que é prioridade. (Efésios 5.15-16)“Amanhã acharei tempo para resolver isto.” Você já disse isto? Geralmente quando o amanhã chega, preocupações mais prementes nos afastam do que adiamos. Procrastinação (adiamento, demora) é doença que mata o tempo e destrói oportunidades.

PERGUNTE: Comente algo, que em sua opinião não podemos deixar para amanhã? R. Vida espiritual, vida familiar, fazer o bem, liberar perdão, confessar pecados, etc...

CONCLUSÃO: A melhor coisa sobre o futuro é que ele chega um dia de cada vez. A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a força e entusiasmo na execução perfeita daquilo que estamos fazendo hoje, e confiar totalmente nosso futuro nas mãos de Deus que nos criou e tem: ... um bom futuro para nós...Jr 29:11

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page