top of page
  • IPACRI

ESPERAR

Você sabia que Esperar é uma virtude que somente poderá ser alcançada com o tempo, com a experiência e um paciente trabalho consigo mesmo.

Esperar é uma grande virtude que nos protege e nos fortalece diante das adversidades. É interessante que somente se aprende a esperar, esperando. No entanto, essa é uma das grandes dificuldades do ser humano. Somos imediatistas desde o nascimento. Choramos para sermos saciados em nossas necessidades básicas com urgência.


Ao crescer um pouco mais choramos por não conseguirmos esperar por um presente prometido em data comemorativa. Quando adultos, não temos paciência em esperar pela pessoa certa para nos casarmos, etc. Em quantos momentos da sua vida você pode reparar a falta da virtude de esperar? Não gostamos de esperar em filas, mesmo que seja para uma diversão, não gostamos de esperar a comida ficar pronta, não gostamos de esperar outras pessoas que se atrasaram e muitas outras coisas.


A verdade é que esperar causa incômodo, causa ansiedade e preocupações. Muitas vezes nos sentimos injustiçados por Deus e até mesmo esquecidos por Ele quando não alcançamos nossos pedidos no tempo que consideramos ser o devido, pelo simples fato de não sabermos esperar! Textos: Salmos 40.1-4. O que a Bíblia diz a respeito disso? Davi declara neste Salmo sua espera no Senhor.


O Salmo 40 é um grande testemunho de Davi a respeito do que a sua espera gerou. Davi tinha pedidos que havia colocado diante do Senhor, ele tinha necessidades que precisavam ser supridas assim como eu e você. Nós temos tantas questões que precisamos colocar diante do Senhor, tantas dificuldades e necessidades que carecem do toque de Deus, de uma intervenção divina. Todas essas coisas na nossa vida podem se tornar em um grande testemunho quando a virtude da espera é colocada em pratica assim como aconteceu com Davi. Porém, a realidade da maioria é a falta de paciência, a vontade de desistir, de parar de lutar, de abandonar tudo. A nossa gana pelo imediato nos afasta cada vez mais da virtude de esperar.


Mas precisamos nos lembrar de que esta seria apenas uma reação humana e carnal da nossa parte, pois o Espírito Santo pode nos ajudar a gerar esta virtude tão importante para nós. Imagine você podendo fazer a mesma declaração de Davi e testemunhando o que a sua espera gerou. Davi não era diferente de nós, ele também estava sujeito ao imediatismo, mas ele aprendeu com a espera e nós também podemos aprender, com algumas atitudes que nos ajudam a esperar.


1 – Espere com paciência. Essa foi a primeira dica de Davi: Esperei com paciência! Imediatamente após, ele relata o resultado da sua espera com paciência: e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor! Há muitas formas de esperar e esta é a chave deste estudo. Podemos decidir esperar como Davi ou como o povo de Israel que esperou pela terra prometida, porém, com muita murmuração. A diferença entre os dois é nítida. Davi obteve aquilo pelo qual esperava, já o povo de Israel não alcançou a Terra tão esperada. Muito mais do que esperar, precisamos ter paciência. O paciente não reclama, não murmura, não duvida, ele está preparado para o dia em que alcançara o resultado da sua espera. Ele sabe que haja o que houver, leve o tempo que for ele alcançara aquilo que está buscando. A espera exige de nós a paciência. Talvez você ainda não tenha alcançado a promessa para a sua vida ou recebido a resposta da sua oração porque tem escolhido esperar como o povo de Israel, murmurando. Hoje, decida esperar com paciência assim como Davi, que sabia que sua oração seria respondida e que o Senhor inclinaria o Seu rosto para ele.


2 – Espere em Deus. A Palavra Esperar no hebraico é a palavra QAVAH – que significa ficar à espreita como um leão espera a sua presa. Ao contrario do que pensamos, esperar em Deus não é algo inerte e sim uma ativo. Davi declara que esperou com paciência No Senhor. Significa permanecer à espreita de qualquer movimento que Deus possa fazer, estar atento ao Seu menor ruído. Não podemos ficar sem fazer nada, isso não é esperar em Deus. Esperar em Deus pressupõe nossa parcela de ação. Busque o Senhor, ore, leia a Bíblia, Jejue, esteja atento a qualquer Palavra de Deus para a sua vida que indique uma direção.


3 – Espere com Esperança. Perceba que a raiz das duas palavras são a mesma. A palavra esperança deriva da palavra esperar. Uma esta ligada a outra. Somente conseguimos esperar quando temos esperança. Assim que a esperança se vai, nossa motivação em esperar também vai embora. Davi conhecia a Deus e tinha esperança que Deus o respondesse. Por isso ele pode ser paciente e permanecer esperando até que algo acontecesse. Tenha esperança de que Deus esta ouvindo suas orações, de que Deus tem um livramento para você , que tem salvação para a sua casa e espere pois logo você provará dessas coisas em sua vida. Desafio Você tem dificuldade em esperar? Lembre-se de alguma promessa que Deus fez e avalie: Você ainda está aguardando que Deus faça ou você já desistiu de esperar por ela? Com base neste estudo, veja o que falta a você para conseguir esperar. Conclusão Deus tem promessas e coisas maravilhosas que Ele mesmo reservou para nós. Não podemos deixar de esperar em Deus somente porque temos dificuldades. É tempo de rompermos com as coisas que nos impedem de esperar e assim vivermos uma vida de testemunho como foi a de Davi. Você deseja isso? Vamos orar!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page