top of page
  • IPACRI

Mais importante que começar é terminar

Deus nos dá através da Bíblia, sabedoria e instrução para a vida cotidiana, em todos os aspectos. O Livro de Eclesiastes nos fala profundamente sobre o que realmente interessa. A tradição judaica diz que Salomão escreveu Cantares na juventude, Provérbios na meia-idade e Eclesiastes na velhice. Apesar da sabedoria que recebeu de Deus, Salomão escolheu, em muitos momentos, viver como se não a tivesse recebido. Sofreu e fez o povo sofrer. Ao fim da vida fez um resumo do que viu e viveu: sem Deus, o ser humano vive à toa, sem rumo.

Repetidas vezes nos escreve sobre “vaidade”, a tentativa do ser humano de viver à sua própria maneira, longe de Deus e como se Dele não precisasse. Também fala da vida verdadeiramente prazerosa que só é possível quando desfrutada com Deus.

Um ano vai e outro chega. Não controlamos os ciclos da vida, os inícios e finais. Tudo está nas mãos de Deus, o dono e criador do tempo. Há tempo para qualquer coisa que se possa imaginar, conforme nos diz Eclesiastes 3. 1–8. Hoje e agora é o tempo de plantar. O ano de 2020 é um terreno limpo, sem plantio ainda, mas arado por Deus e por Ele preparado. O ano novo é um presente de Deus.

Não é possível saber como estaremos no dia 31 de Dezembro de 2021, nem ao menos sabemos se estaremos vivos! O importante é começar o ano (o “plantio”) entregando nossa vida completamente a Deus em total dependência, (Salmo 37.5). O final das coisas corresponde ao seu início: sendo ele bom, o final também será. A felicidade de se ter Jesus é que, com Ele, não existe final ruim (Romanos 8.28). Temos de Jesus a promessa de sermos diariamente cuidados por Deus (Mateus 6.30). Além disso, Jesus nos prometeu companhia em todos os momentos, sejam bons ou maus (Mateus 28.20).

Portanto, sabendo do amor cuidadoso do Senhor por nós e tendo Ele em nossa vida, podemos entrar no novo ano sem medo. Saber que Ele nos ama e amá-lo nos faz prosseguir corajosamente. O amor lança fora o medo (1 João 4.18). Cristo é a rocha que nos dá firmeza, equilíbrio e constância. O ano de 2021 será maravilhoso com Ele. Amém!


286 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ESPERAR

bottom of page