top of page
  • IPACRI

Coração abatido

Você sabia que existe uma doença, chamada, Síndrome do coração partido? O coração é um músculo, eu já ouvi dizer que ele literalmente se racha, se parte, por conta desta síndrome.

A Síndrome do Coração Partido ataca parte do coração, mais precisamente o ventrículo esquerdo, com uma disfunção súbita. Pode ser desencadeada por situações de estresse ou fortes emoções, como a perda de um ente querido ou o fim do relacionamento.

Considerada um problema raro que provoca sintomas semelhantes aos de um infarto, como dor no peito, falta de ar ou cansaço, e que surge em períodos de grande estresse emocional, a síndrome do coração partido, também chamada de cardiomiopatia do estresse ou Síndrome de Takotsubo é uma doença de origem psicológica.


O fato é que: Todo ser humano precisa cuidar do seu coração de forma física (literal) e emocional (psíquica). A falta de zelo com o coração, em últimos casos, pode provocar até mesmo a morte. Textos: 1 Samuel 17.32 (NVI) e Provérbios 4.23 O que a Bíblia diz a respeito disso? portanto, não perca a oportunidade de alinhar seu coração, seus pensamentos, seus sentimentos com a Palavra de Deus.


Em Provérbios 4.23 está escrito que do nosso coração procedem as fontes da nossa vida. Se queremos viver bem, temos que cuidar e alinhar o nosso coração. Uma fonte bem ajustada vai refletir em tudo que somos e fazemos. Todavia, uma fonte torpe (depravada, desviada), também irá refletir em tudo que somos e fazemos. O termo coração, é utilizado na bíblia para se referenciar a nossa alma. A nossa alma está conectada a tudo aquilo que nós pensamos e cremos. Enfim, nossas crenças e pensamentos vão definir como será o nosso coração.


1 – Cuidado com o Coração abatido!

É incrível como a bíblia é completa em seus ensinamentos e sabedoria. Em 1Sm 17, Davi está na campo de batalha onde o gigante Golias estava desafiando a nação de Israel. Davi não havia sido chamado para a guerra porque ele ainda era menor de idade, por isso, ele estava em casa, cuidando das ovelhas conforme ordem do seu pai. Também por ordem de seu pai, Davi vai levar comida para os seus irmãos e chega ao ponto onde ele se envolve com a história do confronto com Golias. Agora, é interessante pensar que: Davi, mesmo sendo menor da idade, já tinha sabedoria para focar e zelar pelas coisas fundamentais da vida! No meio de toda aquela cena de guerra e medo, Davi vai até a presença do Rei Saul e diz: NINGUÉM DEVE FICAR COM O CORAÇÃO ABATIDO. Não vai adiantar ter armas, ter um exército, ter toda a organização militar, se o coração dos soldados estiver abatido! O coração abatido vai trazer abatimento para as mãos. O coração partido não nos dará resultados de vitória abundante. Precisamos diligentemente, constantemente, ajustar o nosso coração. Certifique-se hoje de que o coração não está abatido! E caso ele esteja abatido, vamos nos unir em oração e fé para que Deus renove o seu coração.


2 – Pensamentos duvidosos, corações partidos

A ansiedade, a dúvida do futuro, tem gerado em nós inúmeros pensamentos duvidosos que por sua conta abatem e partem o nosso coração. Em Tiago 1.8 diz que não devemos ter “Ânimo dobre” ou “mente divida”. Quem vive com a mente divida é instável em tudo que faz. A palavra “Dobre” significa: duplicado, falsificado, fingido. Este tipo de pensamento vai ser a realidade do coração. Alguém de animo dobre terá o coração partido. Cuidado! Ao perceber que o coração dos soldados estava abatido, partido, preocupado e cheio de medo, Davi vai falar com o Rei Saul. Davi leva isso tão ã sério que, antes de falar do gigante, ele fala do coração. Na verdade, não adianta se preparar para encarar gigantes com o coração abatido. No final, o seu coração abatido vai abater você. Hoje, clamamos juntos para que o Espírito Santo ajuste nossos pensamentos, nossa fé e nosso coração. A vida abundante que buscamos começa com estes ajustes. Seja humilde e busque a ajuda de Deus e do seu líder para que esta seja a realidade da sua vida.


3 – Você sabe o que é INOCULAR? –

Em João 14.1, Jesus diz: NÃO SE PERTURBE O CORAÇÃO DE VOCÊS. A palavra “perturbar” no grego é “enochleo” que em português é INOCULAR. A inoculação é o ato de introduzir uma substância (ex: uma vacina). Inocular é quando algo “de fora” penetra para provocar uma mudança no corpo que recebe a ação. Portanto, a palavra PERTURBAR o coração tem este mesmo sentido. O que Jesus está dizendo é: NÃO PERMITA QUE ALGO DE FORA, ENTRE E TIRE A PAZ DO SEU CORAÇÃO. Não permita que Satanás perturbe, entre e mude a natureza do que Jesus tem produzido em seu coração. Demônios querem perturbar o nosso pensamento, os nossos sonhos, acelerar nossas decisões e encher nosso coração de ansiedade, assim eles partem, abatem, perturbam nossa mente e o nosso coração. Jesus diz: Não se perturbe o coração de vocês. Ou seja, guarde o que Eu tenho dito. Guarde minhas palavras, minhas promessas, meus fundamentos e a minha sabedoria. Não permita que algo de fora, entre e altere a minha voz. Diante disso, qual posição nós temos que tomar hoje? Desafio Quebrante seu coração, abra seu coração, entregue seu coração a ponto de Jesus entrar e restaurar tudo dentro de você. Deus preparou este dia para isso. Creia! Não divida seu pensamento, não abata seu coração, não “perturbe” as promessas que Deus tem a seu respeito. Hoje é dia de restauração, alinhamento e vida abundante. Se for preciso, busque seu líder em particular e feche as brechas do seu coração. Conclusão Assim como buscamos saúde física e entendemos a importância disso para melhorar a nossa qualidade de vida, devemos buscar em Deus saúde espiritual. Vamos ajustar nosso coração, na certeza, de que isso também ajustará os nossos resultados. Se grandes coisas estão vir nossos corações precisam se ajustar para isso.

Posts recentes

Ver tudo

ESPERAR

bottom of page