top of page
  • IPACRI

Discipulado profundo

Lucas 17:6

“Ele respondeu: "Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: 'Arranque-se e plante-se no mar', e ela obedecerá.”


Se você não assumir autoridade sobre as suas emoções, elas assumirão a autoridade sobre você. Seus sentimentos e suas emoções te dirão que você tem o direito e a razão para se sentir como se sente. Sua carne o convencerá a se agarrar a essas atitudes nada proveitosas e prejudiciais. Portanto, faça a escolha de não ouvir mais suas emoções negativas, depois comece a exercer a autoridade que Deus lhe deu falando a si mesmo.


Lucas 17:1 - “Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!”

  1. Discipulado avançado - Estamos presenciando um discipulado avançado com um grupo pequeno de pessoas - um grupo mais restrito dos discípulos, ao qual um dia seria confiada pregações e a direção da igreja, por isso ele fala sobre escândalos que devem surgir.

Ele está ensinando aos seus discípulos sobre amargura e falta de perdão e sobre como remover essas forças malignas da vida de alguém.


Lucas 17:3 - “Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.”

  1. Quantas vezes se deve perdoar a um irmão - Ele está ensinando seus discípulos que devem perdoar as pessoas que haviam pecado contra eles. A ideia aqui é a sabedoria e o amor, o confronto e quando a repreensão foi aceita, o amor perdoa.


Lucas 17:4 - “Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.”

  1. Ele vai afunilando seu conceito - Toda vez que alguém disser: Estou arrependido, ainda que seja sete vezes ao dia, precisa haver disposição de perdoar. Ele quer nos ensinar que o amor não constrói uma lista de ofensas.





Lucas 17:5 - “Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.”

  1. Aumenta-nos a fé - Veja que não se trata de obter a fé, mas sim, acrescentar na fé que já possuo - Perdoar uma pessoa já é desafiador, agora perdoar alguém 7 vezes o mesmo erro em um dia parece quase impossível.

Fazem o pedido juntos, não é comum essa unanimidade em um assunto, mas quando se trata de perdoar nesse nível, eles reconheceram ser incapazes de fazê-lo, precisamos de fé para tal postura.


  1. O amor nos motiva a perdoar, mas a fé ativa o perdão - Porque não pediram por amor ao invés de fé? Porque a “obediência em perdoar aos outros é uma demonstração de confiança de que Deus cuidará das consequências.”

Lucas 17:6 - “Ele respondeu: "Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: 'Arranque-se e plante-se no mar', e ela obedecerá.”


Foi então que Jesus começou a ensinar seus discípulos como remover a amargura e à falta de perdão - Se tiverdes fé como um grão de mostarda…… Quando Jesus usou a palavra: “Esta”, foi o mesmo que dizer a eles: A amargura e a falta de perdão são exatamente como a amoreira. A semente de mostarda é pequena, mas tem vida dentro dela, assim é a fé precisa ser viva

  • Amoreira - Essa árvore possui uma estrutura de raízes muito grande e profunda - Além disso pode chegar a nove metros ou mais, por suas raízes serem profundas era muito difícil matá-la, pois ela extrai água de uma fonte profunda debaixo da terra.

As raízes de amargura e falta de perdão se entrelaçam profundamente no interior da alma humana, alimentados por qualquer ofensa que esteja escondida no solo do coração. Essa FONTE OCULTA de ofensa fará com que essas forças malignas voltem à superfície na vida de alguém repentinamente. Essa informação nos diz que a amargura e a falta de perdão são mortais - Abrigar a amargura enterrará você espiritualmente mais depressa do que qualquer outra coisa.


  1. Minha voz representa minha autoridade - “Direis a esta amoreira” - Fale firme, fale forte - Falar com autoridade e grande convicção. Você pode pensar tudo o que quiser para remover essas raízes venenosas de sua vida, mas seus pensamentos não as removerão, é preciso falar firme. Pare de culpar a todos pelas suas más atitudes e reconheça que há algo dentro de você que precisa ser removido! Você precisa falar a essa amoreira, e mandar que ela saia.


  • Se você não falar as suas emoções, elas falarão por você.

  • Se você não assumir a autoridade sobre suas emoções, elas assumirão a autoridade sobre você.

Pare de permitir que suas emoções lhe digam o que pensar, o que fazer e como reagir. É hora de você começar a falar e a assumir o comando da sua vida mental. Não tem cura para quem você finge ser, mas sim para quem você é. Enquanto você não se apresentar, se manifestar, você não será curado.


  1. Assunto encerrado - Ataque pelas raízes - “Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.” A palavra de ordem é desarraigar essas raízes antes que essa árvore comece a produzir frutos mortais na sua vida.

É preciso desarraigar e remover as ofensas e a falta de perdão - Se você quer ser livre, você tem que atacar as raízes. São atitudes que estão arraigadas em sua maneira de pensar, só por uma escolha determinada que você vai eliminar completamente a influência delas.

Transplanta-te no mar. Ainda que sua carne tenha vontade de reviver essas velhas mágoas novamente, não permita que essa árvore da amargura volte à vida. Enterre-a no mar do esquecimento para que suas raízes nunca possam reencontrar condições para crescer em sua alma.


Efésios 2:13-16 “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.”

175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ESPERAR

bottom of page